Verão: a estação das flores

Não é só a primavera a estação responsável por florir os jardins. Se mesclarmos espécies que florescem em estações diferentes, é possível ter um jardim florido o ano inteiro. Conheça as flores do verão. 

17/02/2016

Verão: a estação das flores

Durante o verão – época mais quente do ano – surgem belas flores para enfeitar os jardins. Engana-se quem pensa que a estação das flores é somente a primavera. Se mesclarmos espécies que florescem em estações diferentes, é possível ter um jardim florido o ano inteiro.
 
Uma característica das espécies de verão é que a maioria prefere sol pleno, isso porque o sol é responsável por estimular a floração e a coloração das flores.
 
Conheça algumas delas e os principais cuidados a tomar:
 
 
Hibisco: arbusto que chega a atingir até 3 m de altura, porém resiste bem a podas para que fique menor, caso prefira.
 
Gosta de sol pleno, regas diárias e possui flores de colorações variadas, como vermelho, laranja, rosa, amarelo e branco. Há também uma espécie com folhas variegadas - verdes e brancas.
 
Esse arbusto, que pode ser plantado como cerca-viva, resiste ao vento e à maresia, mas é suscetível a pragas, por esta razão é bom pulverizá-lo com fumo de rolo durante a manutenção mensal.
 
A adubação deve ser feita a cada três meses, alternando adubo químico com adubo orgânico.
 
 
Bastão-do-imperador: o nome se dá por suas flores rígidas e imponentes, que nascem em hastes de aproximadamente 1,5 m de altura.
 
Muito apreciada para arranjos ornamentais, essa espécie requer sol pleno ou meia sombra e regas diárias. A adubação deve ser mensal e, preferencialmente, com adubos orgânicos.
 
É importante pulverizar o bastão-do-imperador com óleo de neem ou fumo de rolo para evitar os ataques de formigas, ácaros e besouros, que são muito comuns.
 
Uma curiosidade é seu uso na culinária da Tailândia em receitas exóticas.
 
 
Helicônia: existem inúmeras espécies de helicônias, uma mais linda do que a outra, com flores pendentes ou eretas, com colorido intenso. Dependendo da espécie, a variedade de cores vai do vermelho intenso ao amarelo. Há ainda as bicolores – amarelas e vermelhas ou laranja e amarelas.
 
Algumas helicônias atingem 2 m ou mais de altura, outras não passam de 1,5 m. São bastante ornamentais e normalmente usadas em arranjos florais.
 
Essa também é uma planta de sol ou meia sombra, aprecia regas constantes e adubação trimestral com adubo químico ou orgânico.
 
 


 
Alpínea: é um arbusto que forma grandes touceiras, cujas flores, vermelhas ou rosas, são conhecidas por atrair beija-flores.
 
Apreciadora de solos férteis e arenosos, a alpínia requer plantio à meia sombra ou ao sol da manhã, já que a incidência direta do sol queima suas folhas. Recomenda-se que a adubação seja realizada a cada três meses com adubo químico ou orgânico, sendo possível  intercalá-los a cada adubação.
 
A rega pode ser feita em dias alternados, porém, quando o calor for intenso, regue-a diariamente.
 
Antúrio: muito usada em vasos devido ao porte pequeno, é uma planta de sombra ou meia sombra que produz flores em feitio de coração, com variedades de cores que contemplam branco, verde, rosa e vermelho intenso.
 
Não é muito suscetível a pragas e doenças, por isso é de fácil manutenção. Deve ser plantada em solo fértil e com boa drenagem. A rega pode ser alternada e a adubação, feita a cada dois meses.
 
 Amor-agarradinho: trepadeira com belíssimos cachos de flores rosa que são grudadas umas às outras em forma de coração, daí a origem do nome. Para uma composição ideal no seu jardim, é recomendado apoiá-la em pérgulas, muros ou treliças.
 
Seu crescimento é lento, mas quando atinge o seu ápice transforma-se em uma belíssima espécie. Suas flores têm sabor adocicado e isso atrai abelhas e outros insetos que vêm se alimentar de seu néctar, porém esses insetos não atacam provocando doenças.
 
Gosta de adubação constante, podendo ser feita com adubo químico NPK, rico em P (fósforo) para estimular seu crescimento.
 
 

 
 
Por Marisa Lima, paisagista.
 
Fonte das imagens:
 
casaejardim.com.br
cdn.wp.clicrbs.com.br
fazendacitra.com.br
homeidea.com.br
images.latin-wife.com
jardinagemepaisagismo.com
media.tocadoverde.com.br

leia mais:

Folhagens grandes para o paisagismo
Folhagens grandes para o paisagismo

Folhagens grandes para o paisagismo

Permita-se Viver traz dicas sobre espécies que podem ser usadas no jardim da sua casa de campo.

19 de Novembro de 2019

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto