Dicas para contratar um bom arquiteto

Na contratação do profissional, o cliente deverá verificar a experiência, avaliar as edificações realizadas, e principalmente o portfólio do arquiteto. Uma obra com planejamento adequado não ocasionará em gastos desnecessários.

28/12/2012

Dicas para contratar um bom arquiteto

Construir uma casa é a realização do sonho de muitas pessoas. Importante para o projeto, o arquiteto tem a função de criar a ideia do projeto que atenda às necessidades do cliente, desde a estética, harmonia e a funcionalidade da edificação.

A contratação de um arquiteto não é somente uma forma de aprovar a construção na prefeitura ou adquirir a documentação como alvará para a regularização do imóvel. Tanto que até em uma simples reforma, inúmeras dúvidas podem surgir que um leigo não é capaz de solucionar sozinho.

Para o Instituto de Arquitetos do Brasil, o trabalho do profissional não se resume somente na planta da casa, mas também em auxiliar no acompanhamento da obra, avaliando se o projeto está de acordo com a proposta realizada e interferindo quando for necessário.

São tantas opções de estruturas, pisos, iluminação, móveis, revestimentos, decoração, pintura, instalações elétricas, hidráulicas ou de gás que somente um profissional consegue orientar o que fazer para melhorar o projeto.

Segundo o Instituto, o profissional de arquitetura procura desenvolver um projeto com o máximo de cuidado, disponibilizando todos os detalhes da edificação e através de sua criatividade, proporcionar um aspecto visual agradável, tornando a edificação diferenciada dos padrões utilizados nas proximidades da obra.

 

Confira alguns modelos de projetos para você se inspirar!

 

Planejamento
Segundo o Instituto, com planejamento, arquiteto e cliente poderão, inicialmente, organizar suas ideias no papel, aliando todas as questões – estéticas, funcionais, harmônicas e econômicas, criando mecanismos de forma a atender plenamente às necessidades do cliente, com adequada agregação de espaços e viabilizando a estrutura.

Custo
Quanto ao custo de contratação de um arquiteto, cada projeto é único. Na maioria dos casos, o projeto é calculado de acordo com o tamanho da obra, tipo de projeto e quantidade de desenhos, entre outros serviços que também podem ser inclusos.

Uma obra com planejamento adequado não ocasionará desgastes com funcionários, ou gastos indevidos e, principalmente, problemas futuros, seja com estruturas ou instalações, tendo o respaldo de um profissional por qualquer eventualidade que por acaso venha a ocorrer.

Na contratação
Na contratação do profissional, o cliente deverá verificar a experiência, avaliar as edificações realizadas, e principalmente o portfólio do arquiteto.

Antes de contratar, realize uma pesquisa detalhada analisando seus trabalhos e buscando referências de forma que haja identificação com sua maneira de trabalhar. E depois, mãos à obra!

---

Foto: Shutterstock

leia mais:

Realizar seu sonho está ainda mais fácil
Realizar seu sonho está ainda mais fácil

Realizar seu sonho está ainda mais fácil

Campanha Casa-Fácil um grande sucesso, com adesão de 80% dos proprietários de lote que iniciam a construção de suas casas.

23 de Maio de 2013

O uso da proteção solar arquitetônica
O uso da proteção solar arquitetônica

O uso da proteção solar arquitetônica

Esse é um elemento arquitetônico permanente, que pode ser usado para suavizar o calor e a forte incidência de luz solar. Saiba como. 

12 de Novembro de 2015

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto