Como escolher e usar tapetes

Diferenciados pelas cores, origem, materiais, formas e texturas, os tapetes devem ser usados de forma a destacar seu real valor e beleza. Além disso, existem algumas medidas básicas para ajudar na escolha de acordo com o ambiente. Confira.

05/02/2016

Como escolher e usar tapetes

Os tapetes, assim como as obras de arte, são os acessórios que enriquecem e dão o melhor acabamento para um projeto de arquitetura de interiores e decoração.
 
Diferenciados pelas cores, origem, materiais, formas e texturas, eles devem ser usados de forma a destacar seu real valor e beleza. Conforme o lugar e o fluxo de pessoas, eles podem ser de seda, lã ou rústicos de fibras e algodão. Podem ser de cores vibrantes ou monocromáticos, macios ou com texturas.  
 
Existem algumas medidas básicas para ajudar na escolha da melhor opção para cada espaço. Veja abaixo:
 
- Sala de estar 

A sala de estar é o espaço de maior destaque da casa, e geralmente é também o de maior fluxo de pessoas. Por isso, os tapetes têm que ser de materiais resistentes como as fibras vegetais, naturais e algodão. Se a sala for pouco usada, eles podem ser de materiais mais nobres e delicados como a seda e a lã. 
 
A medida ideal deve ser aquela que acomode todos os móveis em cima do tapete. Isso ajuda a dar amplitude ao ambiente. O interessante é que os tapetes ultrapassem, pelo menos, em 20 cm os pés dos sofás.
 
- Sala de jantar

Nessa sala, o tapete precisa facilitar a movimentação das cadeiras. Por isso, tem que ser maior que a mesa e permitir que as cadeiras sejam movimentadas, sem que os pés saiam de cima da peça. Assim, ele deve ter de 60 cm a 1 m a mais que a medida do tampo da mesa. 
 
-Quarto

Escolha para o quarto tapetes macios e aconchegantes que sejam agradáveis ao toque. Eles têm que passar a largura, de cada lado, e o comprimento da cama em pelo menos 70 cm.  
 
- Sala íntima

Assim como para o quarto, os tapetes devem ser bem aconchegantes quando colocados em uma sala íntima. Quanto ao tamanho, siga as dicas da sala de estar.
 
O quadro abaixo ilustra muito bem essas dicas:






Por Bianca Duarte, arquiteta.
 
Fonte das imagens:
bjdhausdesign.blogspot.com
contemporist.com
eclecticrevisited.com
eatsleepdecorate.blogspot.com.br


 

Comentar

leia mais:

O conforto da chaise longue na decoração
O conforto da chaise longue na decoração

O conforto da chaise longue na decoração

Esse tipo de espreguiçadeira pode oferecer um toque contemporâneo e refinado à decoração e é uma alternativa confortável que pode substituir o sofá. 

09 de Fevereiro de 2017

Ecowood: um jeito de decorar com madeira, sem madeira
Ecowood: um jeito de decorar com madeira, sem madeira

Ecowood: um jeito de decorar com madeira, sem madeira

Com um desenho que reproduz o visual da madeira, o porcelanato ecowood garante muita sofisticação a ambientes variados e combina as vantagens de um piso frio com a beleza dos pisos de madeira.

02 de Agosto de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto