Saiba como projetar uma casa acessível

Com cuidado e boas escolhas, é possível criar ambientes confortáveis, bonitos e acessíveis em casas de idosos ou de pessoas com mobilidade comprometida. 

09/12/2015

Saiba como projetar uma casa acessível

Com cuidado e boas escolhas, é possível criar ambientes confortáveis, bonitos e acessíveis em casas de idosos ou de pessoas com necessidades especiais e/ou mobilidade comprometida. Para isso, cada detalhe deve ser levado em conta na hora de projetar esses ambientes.
 
Os móveis precisam ser bem distribuídos de modo a facilitar a circulação, deixando a área central livre. As portas devem ter no mínimo 90 cm de largura para a passagem de cadeiras de rodas. Portas de correr, materiais e pisos antiderrapantes, móveis com rodízio e puxadores com aberturas fáceis na altura do alcance ideal darão maior independência à pessoa com alguma dificuldade motora.
 
Nos quartos, manter somente os móveis necessários, sem excessos. A escrivaninha deve ter altura e largura suficientes para que possa ser utilizada com cadeira de rodas.
 
É importante dar atenção à altura da cama. Para saber como determiná-la, note que os pés devem se apoiar totalmente no chão quando a pessoa estiver sentada. Caso haja espaço, para ajudar a calçar os sapatos, uma poltrona é o ideal. Um interruptor ao lado da cama permitirá o acesso a ele, mesmo quando a pessoa estiver deitada.
 
Os armários também são adaptáveis. Por isso, a maioria das gavetas está a menos de um metro do solo, e as barras são móveis, acessadas por meio de um gancho especial.
 
Os corredores também merecem atenção. O caminho deve estar livre e ser bem iluminado para evitar quedas. O ideal é instalar balizadores de luz ou sensores de presença. Tapetes nos corredores não são recomendados.


  
Em casas com escadas, uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau ajuda quem tem limitação visual. O corrimão tem que ser firme e ficar dos dois lados, começando antes da escada e terminando um pouco depois. É importante que a altura entre os degraus não varie e que eles não sejam muito altos.
 
Na cozinha, as barras de apoio são grandes aliadas. Os armários não devem ser muito altos e os objetos mais utilizados devem estar ao alcance. Nesse ambiente, o piso antiderrapante também é uma boa ideia.
 
Nos banheiros, são necessárias barras de segurança, os registros têm que estar em altura acessível e os misturadores, preferencialmente, ter monocomando. Esse é mais um ambiente onde o piso deve ser antiderrapante, e se houver tapete, que seja de borracha para que não deslize. 
 
Além disso, uma cadeira resistente à água deve ser colocada abaixo do chuveiro, que não necessita de fechamento de box. Em banheiros e cozinhas, bancadas com espaço livre embaixo ajudam na aproximação e no giro com a cadeira de rodas.
 
No ambiente onde estiver instalada a TV, a estante deve ser fixada no chão e os controles remotos devem ficar ao alcance de quem está sentado. Dispense tapetes e acessórios e evite enfeites que possam quebrar e machucar alguém.






Por Bianca Duarte, arquiteta. 
Fonte das imagens:

archestudio.wordpress.com
casa.abril.com.br
decoratrix3
jornalggn.com.br
vaievemdavida.com.br
portobello.com.br
casacor.com.br

 

Comentar

leia mais:

O conforto da chaise longue na decoração
O conforto da chaise longue na decoração

O conforto da chaise longue na decoração

Esse tipo de espreguiçadeira pode oferecer um toque contemporâneo e refinado à decoração e é uma alternativa confortável que pode substituir o sofá. 

09 de Fevereiro de 2017

Pedras como opção para revestimentos
Pedras como opção para revestimentos

Pedras como opção para revestimentos

As pedras decorativas dão um toque rústico e acolhedor. Elas são resistentes, capazes de oferecer conforto térmico e têm fácil manutenção. Saiba mais sobre esse tipo de revestimento.

12 de Dezembro de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto