Rio Paranapanema ganha cem mil novos peixes

A ação de repovoamento, que aconteceu na Ilha do Sol, tem como objetivo ampliar o estoque pesqueiro e preservar a natureza, contribuindo com a biodiversidade.

26/02/2015

Rio Paranapanema ganha cem mil novos peixes

Há poucos dias, 100 mil novos peixes foram soltos no Rio Paranapanema para fins de repovoamento. A empresa Duke Energy - concessionária de geração de energia – foi a responsável pela soltura dos alevinos de pacu - espécie nativa da região - realizada na Ilha do Sol, a 7 km do centro da cidade e às margens da Represa Jurumirim.

Participaram do evento o prefeito de Paranapanema, Antônio Nakagawa, a Secretária de Meio Ambiente, Sandra Libâneo e alunos, diretores e professores da Escola Antônio Luís Duarte.

Os alunos, que acompanharam todo o processo de soltura dos peixes, também tiveram uma palestra sobre a importância do repovoamento dos reservatórios e receberam um gibi com informações relacionadas ao tema.

Os pontos escolhidos para liberação dos alevinos são os que oferecem condições adequadas de abrigo e alimentação, favorecendo a adaptação das espécies, que logo se dispersam pela Bacia do Paranapanema.

A ação, que tem como objetivo ampliar o estoque pesqueiro e contribuir com a biodiversidade, faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da Duke, que opera oito usinas ao longo do Paranapanema.

Há 16 anos a companhia realiza esse processo de repovoamento artificial no local, o que contribui, e muito, para a economia da pesca da região. A empresa já colocou no Rio Paranapanema mais de 22 milhões de alevinos de diversas espécies nativas como dourado, piapara pacu-guaçu, piracanjuba, piava-três-pintas e curimbatá; e até o final do ano de 2015 colocará mais 1,5 milhão de peixes nos reservatórios.

 

Comentar

leia mais:

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto