Proteja seu animalzinho durante a queima de fogos

Está chegando uma das épocas mais festeiras do ano: o Réveillon. No entanto, essa festa toda não é muito apreciada pelos animais de estimação, em especial os cães, que sofrem muito com o barulho dos fogos. Confira algumas dicas para que essa virada de ano não seja traumática para o seu bichinho.

29/12/2014

Proteja seu animalzinho durante a queima de fogos

 

ano-novo-animais-fogos

Está chegando uma das épocas mais festeiras do ano: o Réveillon – momento mais aguardado pelas pessoas para celebrar, renovar votos e virar o ano com muita animação e energia positiva. No entanto, essa festa toda não é muito apreciada pelos animais de estimação, em especial os cães, que sofrem muito com o barulho dos fogos.

O barulho incomoda os cães por causa de sua audição apurada, quatro vezes mais potente que a dos humanos. Esse medo, tanto de fogos quanto de tempestades, é um instinto natural pela busca de proteção, por isso, todo cuidado é pouco para evitar a fuga dos bichinhos.

Para que seu amigão de quatro patas também possa ter um ano novo bacana,e  sem pânico, seguem algumas dicas:

- Para começar, e por garantia, coloque uma plaquinha de identificação no animal para que seja mais fácil encontrá-lo caso ele escape.

- Para deixar o animal mais tranquilo, brinque bastante com ele, faça uma caminhada, procure distraí-lo e entretê-lo antes da queima de fogos.

- Na hora da virada, crie um abrigo para que ele possa se esconder: vale uma caminha feita embaixo do sofá ou deixar a casinha perto da família. O importante é mantê-lo em lugar seguro. Ao deixá-lo em um ambiente fechado, coloque uma música para acalmar.

- Mantenha portas e janelas fechadas para evitar fuga.

- Dê alimentos leves. É possível que o pânico cause distúrbios digestivos e isso pode colocar a saúde do bichinho em risco.

- Evite deixar muitos cães juntos durante a virada. Se eles se irritarem demais com o barulho, podem machucar uns aos outros.

- Não acorrente seu cão, assim evitará o perigo de que ele se enforque se ficar agitado e com medo.

- Uma solução recomendada por veterinários que ajuda a suavizar o barulho é colocar tampões de algodão nos ouvidos do seu amiguinho minutos antes dos fogos e retirá-los assim que acabar.

- Ajude-o a se acostumar com uma noite barulhenta para não ser surpreendido quando a sessão de fogos começar. Leve-o antes para perto da TV ou aparelho de som e aumente aos poucos o volume para que ele vá se habituando ao som alto.

- Piscina também pode oferecer risco aos animais mais agitados. Deixe-a protegida ou evite que eles fiquem por perto, por garantia.

- Demonstre segurança e tranquilidade para que essas sensações sejam transmitidas ao seu amigão.

- Se encontrar um cãozinho perdido ou abandonado, ajude-o com esses cuidados que poderão salvar a vida dele. Imagine o quanto o animalzinho deve estar sofrendo por não estar na companhia de alguém que esteja por dentro de todas essas dicas, como você!

Tem gatos em casa?

As mesmas dicas aplicadas aos cães podem ser adotadas para os gatos. Mas, seguem mais algumas especiais para o bichano:

- Deixe-o em um ambiente fechado, como o quarto, por exemplo. Quando fica solto, o gatinho acaba se enfiando em qualquer buraco, como embaixo da geladeira ou da máquina de lavar, e aí, além de poder se machucar, será um Deus nos acuda para encontrá-lo.

- Forme pequenas tocas com cobertor ou edredom para o gato se esconder. Pode ser dentro do guarda-roupa, embaixo ou em cima da cama.

- Deixe água, comida e a caixinha de areia por perto, mas encostados na parede para que não derrubem. O mesmo serve para os cães, substituindo, é claro, a caixinha de areia pelo aparato que costuma disponibilizar ao seu cachorro para fazer suas necessidades. Se ele só fizer na rua, leve-o para um passeio minutos antes dos fogos.

- Se o seu gato tem acesso à rua, recolha-o antes do pôr-do-sol e siga as dicas acima. Nas ruas o perigo será maior, pois podem se assustar, acabar se perdendo, além de ficarem vulneráveis a maus-tratos.

 

Fonte: luisamell.com.br/comoprotegerseucao por facebook.com/specialdog.oficial

leia mais:

Como decorar o cantinho do pet
Como decorar o cantinho do pet

Como decorar o cantinho do pet

Planejar o espaço do seu bichinho é tão importante quanto planejar o design da sua casa. Anote as dicas.

26 de Setembro de 2013

Os benefícios dos animais de estimação
Os benefícios dos animais de estimação

Os benefícios dos animais de estimação

Animais de estimação muitas vezes são mais que amigos, tornando-se parte da família. Quem tem um desses companheirinhos sabe a diferença que a sua presença pode trazer ao ambiente.

16 de Maio de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto