O velejo do windsurf

Com a chegada dos dias quentes uma dica bacana é praticar o windsurf na Represa Jurumirim.

27/11/2013

O velejo do windsurf

 

O windsurf combina prancha e vela, abrangendo duas categorias: o surfe sobre as fortes ondas do mar e o prazer de velejar em águas calmas e intensas.

Para praticá-lo, é preciso conhecer o equipamento e saber como cada parte pode ser manobrada na direção correta do vento. Cada movimento da vela depende de que o condutor domine o velejo em ventos fracos, tenha uma postura de acordo com a necessidade – quanto mais estendidas as costas, os braços e as pernas, mais eficiente será o seu velejo – e certifique-se de que todas essas etapas estejam completas para que a prancha plane na água com exatidão e firmeza.

Para alguns, a prática do windsurf é o reflexo do manejo da vida diária, como conduzir o trabalho, a família e os colegas. É saber o momento certo de agir, quando e onde cada fator tem a sua importância para as tomadas de decisões. Se a postura estiver de acordo com o vento, basta relaxar e planar.

Na vida, no mar ou na represa, precaução é sempre bom. Algumas dicas de cuidados são fundamentais:

- Nunca veleje sozinho, tenha sempre uma companhia – além de evitar imprevistos, pode ser mais divertido.

- Use sempre colete salva-vidas de baixa flutuação.

- Jamais se separe da prancha dentro d'água, ela também atua como salva-vidas.

- Antecipe-se às manobras, evite acidentes com outros banhistas.

Atenção aos equipamentos e suas funções. A prancha é semelhante à usada para praticar surfe – algumas diferem no tamanho conforme a categoria no esporte.

Existem tipos de vela que variam do tecido comum a materiais de fibra de carbono, porém, para todos os estilos, a sua função é atrair o vento e, com o movimento certo, impulsionar a prancha.

A retranca, o mastro e a extensão são responsáveis pelo formato e função de direcionamento da vela.

Saindo das grandes regatas realizadas pelo mundo, o windsurf tem conquistado adeptos de todas as idades, interessados na prática de velejar e em desafiar os ventos tropicais.

E nada melhor do que curtir um dia de lazer sobre a prancha à vela, sentindo o vento bater no rosto e refrescar-se nas límpidas águas da Represa Jurumirim. Esse é o cenário perfeito para quem busca viver a vida com prazer e diversão e frequenta os empreendimentos da Riviera de Santa Cristina  e Terras de Santa Cristina , banhados, privilegiadamente, pela represa.

leia mais:

Dicas de bem-estar para o seu dia a dia
Dicas de bem-estar para o seu dia a dia

Dicas de bem-estar para o seu dia a dia

Preparamos algumas dicas para que você, ao final do dia, esteja de bem com a vida mesmo após enfrentar a correria diária. 

22 de Março de 2017

Viva com mais lazer! Uma opção mais saudável à sua rotina
Viva com mais lazer! Uma opção mais saudável à sua rotina

Viva com mais lazer! Uma opção mais saudável à sua rotina

Todo mundo precisa de um tempo de descanso, e as atividades de lazer são a melhor opção. Após o descanso, a pessoa fica mais motivada e com mais energia para realizar as tarefas diárias.

28 de Julho de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto