O copo ideal para degustar cerveja

Você sabia que o copo ideal destaca melhor o sabor da cerveja? Confira algumas sugestões de como servi-las para que seu teor se destaque.

21/11/2013

O copo ideal para degustar cerveja

Assim como degustar um bom vinho,  a cerveja também pode ser bem mais apreciada quando servida nas condições ideais.

Já falamos aqui no blog sobre Cervejas gourmet, em que detalhamos os métodos de fermentação e algumas dicas de como reconhecê-las. Agora oferecemos algumas sugestões de como servi-las para que seu teor se destaque.

Os formatos dos copos ajudam a acentuar as características de cada estilo de cerveja e fazem toda a diferença. Conheça alguns modelos para cada tipo .

Para as cervejas de trigo, o copo deve ter o volume da quantidade de cerveja que vem na garrafa, normalmente 500 ml. Além da questão estética — o copo é grande e tem a boca larga —, a cada gole o fermento depositado no fundo se mistura novamente. A substância faz parte da degustação.

Bebidas que possuem notas aromáticas e encorpadas pedem um copo semelhante a um cálice de conhaque. Por ter o bojo fundo e a boca mais estreita, os aromas permanecem dentro da taça. Recomendado principalmente para cervejas do tipo Tripel, Barley Wine e Dubbel.

O copo estilo flute é próprio para Bière Brut, feita pelo mesmo modo de produção do champanhe. Alto e estreito, valoriza a formação de espuma.

Os copos pilsner e larger – erroneamente chamados de tulipa – são facilmente confundidos. O primeiro é alto, estreito e possui a boca mais larga, possibilitando a formação de espuma no colarinho e direcionando o aroma do lúpulo para o nariz. Já o lager é o famoso copo de chope e possui a boca levemente fechada.

A original taça tulipa é baixa, tem o fundo mais largo e a boca virada para fora. Elegante, é indicada para servir cervejas Durvel e Strong Ales belgas por serem cremosas e encorpadas.

Bebidas servidas na pressão requerem a famosa caneca. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustas, de vidro grosso e algumas têm até apoio para o polegar na alça para ajudar com o peso.

Mas não é pela falta desses copos que você vai deixar de desfrutar essa deliciosa bebida. Há a possibilidade de servi-la em taças. A cada dia são mais usadas, seja pela elegância que conferem, seja pela ergonomia que oferecem.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cervejas e sabe como servi-las, em breve vamos preparar uma matéria sobre as combinações gastronômicas para acompanhar sua degustação.

leia mais:

Dicas de presente para o amigo-secreto/oculto
Dicas de presente para o amigo-secreto/oculto

Dicas de presente para o amigo-secreto/oculto

Presentes são para surpreender e demonstrar admiração, assim a escolha deve ser baseada em quem vai receber. Confira as dicas e sugestões de presentes.

11 de Dezembro de 2013

Cervejas gourmet
Cervejas gourmet

Cervejas gourmet

A popular cerveja ganhou status e virou bebida gourmet, brilhando imponente em mesas sofisticadas.

01 de Novembro de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto