O Caminho de Peabiru

O Caminho de Peabiru é uma rota muito antiga, que foi utilizada para ligar a cidade de Cusco - no Peru - à antiga Capitania de São Vicente - em São Paulo. Passando por grande parte do Estado de São Paulo, do Paraná e do litoral catarinense, penetrava no charco paraguaio, atravessava a Bolívia, a Cordilheira dos Andes e terminava no sul do Peru, onde encontrava com parte da costa do Pacífico.

19/07/2013

O Caminho de Peabiru

 

O Caminho de Peabiru é uma rota muito antiga, que foi utilizada para ligar a cidade de Cusco - no Peru - à antiga Capitania de São Vicente - em São Paulo. Passando por grande parte do Estado de São Paulo, do Paraná e do litoral catarinense, penetrava no charco paraguaio, atravessava a Bolívia, a Cordilheira dos Andes e terminava no sul do Peru, onde encontrava com parte da costa do Pacífico. O percurso tinha tem cerca de 5 mil quilômetros de extensão.

Peabiru é uma palavra da língua tupi-guarani: “pe” significa caminho e “abiru”, gramado amassado. Os guaranis plantavam pela trilha uma gramínea chamada puxa-tripa, evitando que a mata encobrisse o caminho. Em seus trechos mais complicados, a rota chegou a ser encoberta com pedras. Em outras partes havia sinalização demarcada por inscrições rupestres, símbolos e mapas de origem indígena.

A origem de sua construção foi devida à expansão da civilização Inca em direção ao Atlântico. Posteriormente passou a ser usada para guiar as migrações indígenas, facilitar a circulação de mercadorias, o comércio e as missões religiosas.

Muitas cidades foram fundadas nas cercanias da trilha, como a própria Peabiru, que existe até hoje no norte do Paraná.

Hoje, vários projetos estão em desenvolvimento na tentativa de mostrar a existência desse caminho e resgatar a importância que ele teve ao longo de nossa história. Entre eles, o mapeamento do seu trajeto com a ajuda dos livros de Históricos

Apesar de sua vasta extensão e de várias trilhas que se ramificam, alguns trechos já são reconhecidos como parte desse caminho — um deles passa pela cidade de Botucatu - cidade próxima à região do Ninho Verde Eco Residence II - e outro corta o Rio Paranapanema, seguindo em direção ao Estado do Paraná.

Um dos projetos consiste em um inovador roteiro histórico-cultural, abrangendo os segmentos de turismo, arqueologia e ecologia, conduzindo pela história do Caminho de Peabiru através de trilha monitorada.

Para quem gosta de se aventurar no meio ambiente, aproveite a nossa matéria - Dicas para fazer uma ótima trilha e permita-se viver os mistérios da natureza.

 

leia mais:

Festa do Peão de Itatinga
Festa do Peão de Itatinga

Festa do Peão de Itatinga

Começa hoje a tão esperada Festa do Peão de Itatinga. Sua 21ª edição deve atrair visitantes de toda a região, chegando a receber cerca de 20 mil pessoas por dia.

17 de Julho de 2013

Bandeira do Brasil retratada na agricultura
Bandeira do Brasil retratada na agricultura

Bandeira do Brasil retratada na agricultura

A um ano da Copa do Mundo, o Brasil, País-sede desse grande evento esportivo, vem se preparando com dedicação para receber turistas e apaixonados pelo futebol. E a nossa região não fica de fora.

25 de Junho de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto