O aconchego dos futons na decoração

Para quem deseja ter um ambiente aconchegante em casa e cheio de versatilidade, essa espécie de colchão e almofada é a melhor pedida, e pode ser usado em qualquer ambiente da casa. Inspire-se!

20/02/2015

O aconchego dos futons na decoração

pernambucoconstrutora.com.br

Para quem deseja ter um ambiente aconchegante em casa, com conforto e versatilidade, uma opção muito interessante é o futon.

Surgido no século 13 na China e no Japão, essa espécie de colchão feito de tecidos finos, como a seda, era muito utilizada por famílias nobres para dormir. Para se ter ideia, na época as famílias menos abastadas dormiam em esteiras no chão, já que o futon era artigo de luxo.

Séculos mais tarde, com o desenvolvimento industrial de algodão, foram sendo confeccionados futons com enchimento e formas variadas, ganhando novos modelos como o shikibuton – prático para viagens, é um colchão firme e almofadado, usado dobrado ou em cima de um assento; makura - travesseiro preenchido com grãos secos e kakebuton - cobertura muito parecida com uma colcha. Há também o zakubuton - uma almofada mais fina e quadrada, usada como apoio de cabeça e sobre assentos – o zafu, almofada redonda utilizada para a prática de meditação e para sentar com boa postura – entre outros.

Culturalmente, com o intuito de ocupar pouco espaço, esse acessório é bastante flexível para ser guardado ou usado como assento durante o dia, e utilizado no chão à noite. É símbolo de bem-estar, montado com várias camadas de algodão e estruturado com circulação interna de ar.

Existe ainda o futon turco, com bordas e capitonê, utilizado como assento e colocado diretamente no chão.

No Brasil, esse item de decoração ganhou mais versatilidade, possui diversos tipos de revestimentos e espessuras e é ideal para casas de praia e de campo.

Os tecidos são mais coloridos do que costumam ser os tradicionais, remetendo ao nosso clima tropical. É bastante usado como sofá (sobre uma estrutura tipo tatame), puff, cama, assentos para cadeiras e bancos ou simplesmente estirado no chão, na beira da piscina ou varanda. Até o banheiro pode ganhar esse mimo aconchegante!

Dica: nas áreas externas, usar tecidos acrílicos para melhor manutenção.



 
Fonte: Dicas de Decoração – Momentum

leia mais:

Folhagens grandes para o paisagismo
Folhagens grandes para o paisagismo

Folhagens grandes para o paisagismo

Permita-se Viver traz dicas sobre espécies que podem ser usadas no jardim da sua casa de campo.

19 de Novembro de 2019

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto