Jardim europeu

Composto por mosaicos naturais, cores e formas estonteantes,os jardins europeus costumam deixar qualquer turista encantado com o seu visual. Se você possui um espaço ao ar livre, saiba que é possível, usando as plantas adequadas, compor um lindo jardim na sua casa e ter um pouquinho da europa mais pertinho de você.

09/04/2014

Jardim europeu

Os jardins europeus costumam deixar qualquer turista encantado com o seu visual composto por mosaicos naturais, cores e formas estonteantes. Mas ter esse cenário no quintal de casa não é um privilégio só dos europeus. Se você possui um espaço ao ar livre, saiba que é possível, usando as plantas adequadas, compor um lindo jardim na sua casa e ter um pouquinho da europa mais pertinho de você.

Esse tipo de jardim possui um estilo mais clássico. Tem como característica a simetria e suas plantas podadas em topiaria, isto é, desenhadas em formatos geométricos modificando seu feitio original. Outras características são as cercas vivas e o uso de flores sazonais usadas como bordaduras dos canteiros, delimitando-os, ou mesmo como forrações - preenchendo esses canteiros.

Possui, normalmente, fontes ou lagos, bancos, vasos grandes, esculturas e arcos para trepadeiras em flor; tudo cercado por gramados com tamanhos que variam de acordo com a dimensão do jardim. Os bancos que compõem este cenário podem ser feitos de ferro fundido, ou mesmo de outros materiais, mas sempre em formas  curvas.

No jardim europeu há caminhos que tendem a ser sinuosos ou retos, formando desenhos geométricos. Tudo é mais romântico nesse estilo, que é bem contemplativo e escultórico.



 

Não é indicado misturar suas plantas com plantas tropicais, pois descaracteriza o gênero.

As plantas mais usadas nesse tipo de jardim são:

- Para topiaria: os buxinhos e as eugênias;

- Para a bordadura: flores de pequeno porte como alissum, amor-perfeito, gerânio, cravina, tagete, begônia sempreflorens, minirrosa;

- Para cerca viva: ligustro, murta, viburno, caliandra.

- Para compor o estilo: coníferas como junípero, kaizuca, tuias.

- Arbustos: azaléias, camélias, gardênias, jasmins.

- Trepadeiras: a roseira é a preferida para esse estilo de jardim.



 

O jardim europeu requer mais manutenção por causa das podas constantes para manter o feitio das plantas. Também demanda a troca das flores das bordaduras, que duram apenas de 2 a 3 meses.

Use árvores, arbustos, plantas e flores em combinação com esculturas, fontes e pontes para criar um espaço único e bucólico no seu quintal.

Os caminhos podem ser pavimentados, feitos de terra ou cascalho, como nos jardins de Renascença. É importante delimitar os espaços para ficar evidente onde ficarão esses caminhos ou para que uma vegetação não interfira na outra.

Adotando um pouco dos jardins ingleses, use mobílias ao ar livre, como cadeiras de madeira ou ferro que são um excelente convite para sentar-se e contemplar essa paisagem inspiradora.



 

Fonte: http://www.momentum.com.br/como-construir/dicas-de-paisagismo/jardim-com-estilo-europeu.fss

Comentar

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto