Futebol: paixão dos brasileiros e benefício para o corpo

O Brasil é conhecido como o país do futebol. Entenda de onde vem a paixão do brasileiro e conheça alguns benefícios de praticar esse esporte tão amado.

19/07/2016

Futebol: paixão dos brasileiros e benefício para o corpo



O Brasil é conhecido como o país do futebol, pela paixão imensa que temos pelo esporte e pela quantidade de craques que o país já revelou mundo afora. Mas afinal, de onde vem essa paixão e toda essa fama?

Alguns estudiosos consideram o futebol uma manifestação cultural, que se popularizou pela facilidade de se jogar e por estar associado a diversão, onde era comum a mistura com o carnaval nas agremiações populares de antigamente.

Em 1934, Leônidas Silva foi o primeiro jogador negro a ser convocado para uma Copa do Mundo. A atitude nasceu de uma mudança da mentalidade dos povos que, até então, mantinham afrodescendentes longe dos campos, e passaram a ver a mistura de raças como uma vantagem para o esporte e não um problema. A miscigenação brasileira começava a ser aceita pela elite.

A partir daí criou-se a ideia de que os brasileiros tinham um futebol diferenciado. O historiador Leonardo Affonso de Miranda Pereira, professor do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, atribui essa crença à ginga do Brasil e ao futebol malandro, que valoriza o drible e que o diferencia de todos os outros países. Nos anos 90 o país foi considerado um exportador de atletas em potencial, o que reforçou ainda mais nossa fama de país do futebol.

E se você quer mais alguns motivos para amar esse esporte, conheça os benefícios de praticá-lo.

• É democrático, indicado para homens, mulheres e crianças.
• Gera um gasto calórico de aproximadamente 400 calorias em um jogo de 45 minutos.
• Aumenta a força, a massa muscular e a densidade óssea.
• Fortalece as articulações.
• Desenvolve a coordenação motora.
• Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.
• Diminui o estresse e a ansiedade.
• Reduz o risco de doenças cardíacas, pressão alta, diabetes, dentre outras.
• Promove a socialização e é divertido.

Quem estiver disposto a aderir a essa prática gostosa de forma segura, no entanto, deve fazer uma avaliação física para saber seu nível de condicionamento. Se estiver tudo ok e você ganhar passe livre do seu médico para entrar nesse jogo, procure sempre manter seu corpo hidratado e alongado antes e durante as partidas. Bom jogo!

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto