Flores na janela

Tenha sempre uma visão mais colorida e romântica do lado de fora da casa ao abrir a janela e se deparar com lindas flores como moldura. 

16/10/2015

Flores na janela

Como é agradável abrir a janela de casa, ver a beleza das flores e sentir seu perfume! Essa sensação pode ser facilmente desfrutada com flores nas janelas, que devem sempre estar situadas onde houver incidência de sol.

Para isso, as espécies pendentes são as mais utilizadas. Frequentemente vistas na Europa para adornar hotéis e casas, elas são o ponto alto das fachadas mais enfeitadas, atraindo a atenção de quem passa.

As mais comuns são o gerânio e a petúnia, mas há uma grande diversidade de espécies que podem ser usadas por nós, brasileiros, que temos sol e calor na maior parte do ano.
 
Saiba alguns cuidados que devem ser tomados e quais espécies são mais indicadas:
 
O gerânio é de fácil cultivo, gosta de terra fértil, sol pleno, regas diárias e suas mudas são feitas por estacas de galhos. Pode ser plantado em vasos individuais ou em jardineiras maiores, o que dará mais volume ao arranjo.

A petúnia requer mais de uma rega diária, para não murchar, e também gosta de sol pleno. O ideal é misturar a terra adubada com um pouco de barro para manter a umidade. Para fazer mudas, devem-se separar as touceiras e replantá-las.

A lantana rasteira, além de dar muitas flores durante todo o ano, ainda atrai borboletas. Gosta de sol, regas moderadas e terra fértil. Sua propagação pode ser feita por estacas de galhos.

A azulzinha não é uma planta pendente, mas forma belas touceiras, o que cria um belo volume. Gosta de sol, regas moderadas e terra fértil misturada com areia de rio. Também é possível fazer mudas por estacas de galho.
 
Podemos misturas as “pendentes” com espécies não pendentes – como amor-perfeito e tagetes – ou com folhagens, como coléus, hera, suculentas e muitas outras.  Temperos também são opções interessantes.

O importante é que o arranjo fique harmônico e bem colorido e que todas as espécies combinadas tenham as mesmas características quanto à insolação, à rega e ao tipo de terra – informações que podem ser detalhadas com a orientação do seu paisagista. 










Por Marisa Lima, paisagista.
Fontes das imagens:

deavita.fr
depositosantamariah.blogspot.com.br
lapequetita.com.br
lasfloresdepepilo.blogspot.com
pequenaarteira.blogspot.com.br
starmanner.com
updatemesmo por jabuticabeiranoquintal.blogspot.com.br
www.windowboxcontest.com

Comentar

leia mais:

Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim
Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim

Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim

Todos conhecem a importância de se plantar uma árvore, mas poucos a acrescentam nos seus projetos paisagísticos. Conheça algumas espécies ornamentais, ideais para cada espaço, capazes de embelezar ainda mais o seu quintal.

30 de Setembro de 2016

O charme das piscinas com ilha
O charme das piscinas com ilha

O charme das piscinas com ilha

Depois de algumas tendências na arquitetura de piscinas, como hidro, piscina de ondas e opções com raia, a atual sensação é ter uma ilha ajardinada no local. Muito usada em resorts e condomínios de luxo, agora é possível adaptá-la para sua casa. 

08 de Setembro de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto