Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim

Todos conhecem a importância de se plantar uma árvore, mas poucos a acrescentam nos seus projetos paisagísticos. Conheça algumas espécies ornamentais, ideais para cada espaço, capazes de embelezar ainda mais o seu quintal.

30/09/2016

Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim

Todos conhecem a importância de se plantar uma árvore, mas poucos a acrescentam nos seus projetos paisagísticos.
 
Existem árvores cuja beleza está na sua floração, outras, no entanto, encantam por seus suntuosos troncos. Possuem portes diversos – pequeno, médio, grande – o que torna sua plantação viável para qualquer espaço. 
 
Relacionamos abaixo algumas opções ornamentais, bastante atraentes, ideais para cada tamanho de quintal. 
Veja a que melhor se adapta para sua casa: 
 
Pequeno e médio porte:
 
Resedá – Lagerstroemia: pode ser usada em grupos com várias de suas cores (que vão do branco a tons de lilás) ou isoladamente, enfeitando a casa com aspecto bastante alegre. A espécie alcança de 4 a 7 metros de altura.
 
Jasmim-manga – Plumeria rubra: suas flores perfumadas ao anoitecer já são um atrativo para você plantá-la, mas quando fica totalmente desprovida de folhas e flores, seu tronco torna-se uma escultura viva de 4 a 6 metros de altura.
 
Flamboyanzinho  – Caesalpinia pulcherrima: muito charmosa do alto de seus 4 metros, floresce quase o ano todo atraindo pássaros e borboletas.
 
Murta-de-cheiro – Murraya paniculata: na época da floração, seu perfume invade o quintal. É muito usada em cercas vivas, porém é uma arvore e atinge de 4 a 6 metros de altura. 
 
Pata-de-vaca – Bauhinia: muito utilizada na medicina, esta árvore possui flores brancas e rosa que se destacam pela beleza. A pata-de-vaca chega a medir 5 metros de altura.
 
Acácia Seyal – Vachellia seyal: com um tronco belíssimo cor de bronze, também se destaca por sua bela folhagem e flores amarelas que se assemelham a pequenos pompons. Sua altura máxima chega a 9 metros.

 
Grande porte
 
Chuva-de-ouro – Cassia fistula: possui lindos cachos dourados que enfeitam o jardim na época da floração. Atinge até 12 metros e é muito utilizada no paisagismo.
 
Ipê – Tabebuia: na época de sua floração - que pode ser branca, amarela, rosa e roxa - os chãos da cidade viram tapetes florais, dando um espetáculo de beleza. O ipê costuma medir de 20 a 35 metros de altura.
 
Pau-ferro – Caesalpinia leiostachya: possui tronco retorcido, com várias nuances e uma imponência ímpar, atingindo até 30 metros de altura.
 
Jurema – Chloroleucon tortum: seu tronco canelado, marmorizado e completamente escultural é um dos troncos de árvore mais bonitos para serem cultivados no jardim de casa. Esta espécie pode crescer até 12 metros. 

 
Por Marisa Lima, paisagista.
 
Fonte das imagens:
 
betosamu.blogspot.com.br
blogdapaisagista.blogspot.com
floresefolhagens.com.br 
garden-plants-in-thailand
jardimdeminas.com 
plantasonya.blogspot.com
revistacasaejardim.globo.com
static3.shop033.com
www.flickr.com
infobibos.com
 

leia mais:

O charme das piscinas com ilha
O charme das piscinas com ilha

O charme das piscinas com ilha

Depois de algumas tendências na arquitetura de piscinas, como hidro, piscina de ondas e opções com raia, a atual sensação é ter uma ilha ajardinada no local. Muito usada em resorts e condomínios de luxo, agora é possível adaptá-la para sua casa. 

08 de Setembro de 2016

A versatilidade da planta hera
A versatilidade da planta hera

A versatilidade da planta hera

Essa trepadeira, utilizada de diversas formas no paisagismo, carrega uma simbologia da mitologia grega, sendo usada em arranjos de casamento, além de ser uma poderosa planta medicinal. 

21 de Julho de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto