Estilo Shabby Chic

Misturando o antigo e o moderno, a proposta principal do Shabby Chic é criar ambientes clássicos e femininos. Gostou da ideia?

18/09/2013

Estilo Shabby Chic

 

Inspirado na decoração das casas de campo inglesas dos anos 70, o estilo Shabby Chic voltou com tudo como uma das grandes tendências atuais. A técnica foi aprimorada pela decoradora americana Rachel Ashwell, que escreveu diversos livros sobre esse estilo.

Misturando o antigo e o moderno, a proposta principal é criar ambientes clássicos e femininos. “Shabby” significa desgastado ou surrado, e “chic” refere-se à combinação de peças modernas, leves e sofisticadas.

As cores são sempre claras, suaves e pastéis, com variações dos tons de azul, rosa, verde água, salmão, areia, bege, ocre, cinza e branco. Normalmente, são utilizadas estampas como listras e florais. Porém, para criar esta mistura é necessário ter equilíbrio.

Peças novas são usadas  junto com acessórios envelhecidos pelo tempo. Por exemplo, espelhos e quadros antigos harmonizam com o clima romântico proporcionado pelas flores da estação. Composição em rendas, babados, tecidos de fibras naturais, tecidos amassados, fazem o back ground do ambiente, para destacar itens como bonecas de porcelana, caixinha de música e porta-joias.

Móveis e cortinas tendem a cores bem claras como o branco e o creme, o que deixa o ambiente moderno e romântico.

Espaços criativos

Sala de estar

Lugar de receber e reunir os amigos e os familiares, a combinação nesse cômodo deve representar o aconchego e o prazer de estar com pessoas queridas.
Abuse das flores, elas iluminam e sempre trazem alegria à casa. Para os armários, prefira os de madeira, como cristaleiras e aparadores com aparência envelhecida. Além da mobília tradicional para salas – sofás e poltronas, insira cadeiras de ferro ou uma cadeira de balanço entre os móveis,, que trarão um charme à parte. A iluminação fica por conta dos lustres, que proporcionam um ar europeu à decoração.

Cozinha

A cozinha é um ótimo lugar para brincar com a criatividade, principalmente pela abrangência de objetos e utensílios que podem ser usados.

O importante é que ela seja bem iluminada, por isso abra as janelas e deixe a luz entrar. Se for uma casa de campo, considere um forro – também conhecido como lambril – de madeira, que confere um toque especial.

Uma dica é optar por prateleiras apoiadas por mãos francesas – suporte para as prateleiras, louças e talheres expostos em ganchos decorados. Garrafas e potes são muito usados como vasos de flores ou candelabros para velas. Varie usando móveis industriais, como carrinhos, banquetas ou estantes de metal.

Banheiros e lavabos

Mantenha o uso de peças desgastadas pelo tempo e prefira a predominância do branco, uma cor que amplia o espaço e propõe tranquilidade aos banheiros. A porcelana no estilo vitoriano, com suas linhas arredondadas e acabamento esmaltado, resgata o charme de outros tempos e dá um tom levemente nostálgico à composição.

Não deixe as paredes abandonadas: distribua pequenos quadros e ganchos decorados, tornando a área ainda mais agradável.

Quartos

Abuse dos detalhes românticos. Pode ser com um arranjo floral, uma fita decorativa feminina ou uma jarra que ganha destaque em cima de uma mesa ou do criado-mudo. As janelas combinam com cortinas de tecidos elegantes ornados com laços.

Gostou da ideia? Compartilhe com a gente suas inspirações.

leia mais:

Folhagens grandes para o paisagismo
Folhagens grandes para o paisagismo

Folhagens grandes para o paisagismo

Permita-se Viver traz dicas sobre espécies que podem ser usadas no jardim da sua casa de campo.

19 de Novembro de 2019

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto