Doação de sangue: mitos e verdades

Blog Permita-se Viver esclarece dúvidas em torno deste importante ato de solidariedade, que também é bandeira da campanha Momentum de Doar. 

04/09/2019

Doação de sangue: mitos e verdades

A doação de sangue é cercada de dúvidas e crenças populares que nem sempre são reais.

Pensando nisso, o Blog Permita-se Viver esclarece algumas delas, mostrando o que é mito e o que é verdade nesse importante ato de solidariedade que pode salvar vidas.
 
Doar sangue é seguro?
Essa pergunta deveria ser, na verdade, uma afirmação. Sim! Doar sangue é totalmente seguro. Pode ir sem medo.

Doar sangue emagrece (ou engorda)?
Isso é um mito. A doação de sangue não interfere na perda ou no ganho de peso. Inclusive, pessoas que estão fazendo dieta de emagrecimento podem doar, desde que estejam bem de saúde.

Doar sangue engrossa (ou afina) o sangue?
Outro mito. A doação não interfere na consistência do sangue.

Tenho tatuagem. Posso doar?
Pode sim, desde que a tatuagem tenha sido feita há mais de um ano.

Corro o risco de me contaminar ao doar (ou receber) sangue?
Não. Todo o material utilizado para coleta do sangue é descartável, de uso único. Além disso, antes de doar, o doador passar por uma triagem e, se for identificada alguma doença ou insuficiência, ele não é autorizado a fazer a doação.

Quem está gripado pode doar?
Para doar sangue é necessário estar em ótimas condições de saúde. No caso de uma gripe ou resfriado, o doador deve aguardar sete dias após não sentir nenhum sintoma para, então, fazer a doação.

Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns em torno da doação de sangue. Lembrando que uma única doação pode ajudar a salvar até 4 vidas.

A Momentum apoia essa causa e promove a campanha Momentum de Doar. Para saber mais, acesse o site: www.momentumdedoar.com.br.

leia mais:

O Réveillon 2020 está chegando!
O Réveillon 2020 está chegando!

O Réveillon 2020 está chegando!

Empreendimentos da Momentum terão as tradicionais festas da virada do ano, realizadas pelo SLIM. Venda de convites começa em 1º de dezembro.

22 de Novembro de 2019

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto