Dia Nacional da Alfabetização

No Dia Nacional da Alfabetização leia para uma criança.

14/11/2013

Dia Nacional da Alfabetização

 

Comemorado no dia 14 de novembro por ser a mesma data de criação do antigo Ministério da Educação e Saúde Pública, essa celebração foi instituída para promover o ensino primário e combater o analfabetismo no País.

O incentivo ao desenvolvimento intelectual da criança começa em casa quando no convívio da família ela aprende a diferenciação dos sons e os seus significados. É nesse momento, por meio da curiosidade, que desperta o interesse pela leitura.

Selecionamos aqui alguns livros para você juntar a criançada e passar uma tarde cheia de contos fabulosos e imaginação.

Os vizinhos piratas

Imagine morar numa cidade chamada “Mar-Nublado”, acordar numa triste manhã de inverno e descobrir que os seus novos vizinhos são piratas?

A história narra a amizade de Matilda, uma garotinha entendiada em busca de aventuras, com Jim Júnior, um menino que tinha um lenço na cabeça, um jeans mal remendado, um tampão no olho e nenhuma cara de mau.

Ambos descobrem que a amizade pode ser muita mais divertida quando dividida entre pessoas tão legais.

Da editora Brinque-Book, o livro é indicado para crianças a partir de 3 anos.

A história do leão que não sabia escrever

Já que estamos falando de alfabetismo, nada mais apropriado do que A história do leão que não sabia escrever, da Editora Martins Fontes.

O livro é sobre um leão que queria escrever uma carta para uma linda leoa. Só tinha um probleminha: ele não sabia escrever.

Por ser o grande rei da floresta, o leão nunca pensou que ler fizesse diferença em sua vida até conhecer uma leoa e precisar cortejá-la por meio de cartas amorosas.

Decidido, resolveu pedir ajuda a seus amigos da floresta.

O livro é indicado para crianças a partir dos 6 anos.

Férias na Antártica

Para crianças a partir de 8 anos, Férias na Antártica, da Grão Editora, relata as aventuras vividas por três garotas: Tamara, Laura e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink, que decidiram contar cada detalhe de suas férias nas terras geladas da Antártica.

O livro é recheado de curiosidades sobre os animais que vivem próximo ao Polo Sul, o trajeto da viagem e o próprio continente antártico, além do cotidiano dentro do barco.

O Curupira e os animais da floresta

Famoso personagem do folclore brasileiro, o Curupira tem a missão de proteger a floresta.

Escrito pela brasileira Ingrid Biesemeyer Bellinghaunsen, narra a história do importante trabalho do Curupira de cuidar das plantas e dos animais da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo.

Lançado pela Cortez Editora, o livro é para crianças a partir dos 6 anos.

A Casa na praia

Um livro da Larousse do Brasil que conta a vida de um caramujo que queria conhecer o mar e traçou o objetivo de caminhar rumo a esse destino.

Uma história de sonhos e esperanças que incentiva a persistência.

Indicado para crianças a partir de 8 anos.

Gostou das dicas? Ler para uma criança é um gesto simples e muito importante que contribui para a educação, a cultura e o lazer. Pratique!

leia mais:

Prêmio Olimpíadas Literárias
Prêmio Olimpíadas Literárias

Prêmio Olimpíadas Literárias

Realizadas pelo Instituto Rubens Meneghetti, as Olimpíadas Literárias têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes de 6ª a 9ª ano do ensino fundamental da rede pública dos municípios convidados.

17 de Dezembro de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto