Prêmio Olimpíadas Literárias

Realizadas pelo Instituto Rubens Meneghetti, as Olimpíadas Literárias têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes de 6ª a 9ª ano do ensino fundamental da rede pública dos municípios convidados.

17/12/2013

Prêmio Olimpíadas Literárias

Em sua nona edição, a final das Olimpíadas foi um grande sucesso, alcançando o seu objetivo com os participantes, que, em cada etapa, se dedicaram ao estudo e ao prazer da leitura.

Realizadas pelo Instituto Rubens Meneghetti, as Olimpíadas Literárias têm o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os estudantes de 6ª a 9ª ano do ensino fundamental da rede pública dos municípios convidados.

Este ano o formato das Olimpíadas foi alterado para duas etapas: a primeira foi municipal e a segunda, intermunicipal.

A primeira fase ocorreu no primeiro semestre, entre classes do mesmo município e série, sorteadas pelo IRM. Participaram 107 classes, com aproximadamente 3.200 alunos. Para a segunda fase integraram a competição cultural 28 classes de escolas dos municípios paulistas de Paranapanema, Arandu, Águas de Sta. Bárbara, Pardinho, Porangaba, Quadra e Cesário Lange, reunindo cerca de 840 alunos.

Com muito empenho e preparação, a classe vencedora foi a turma do 7º ano da escola EMEF Holambra II, de Paranapanema.

A professora Joselma Maria Abreu Albuquerque descreve como foi a emoção vivida no decorrer e na entrega do prêmio escolhido.“Na primeira etapa a equipe apresentou o alcance de 9,65 pontos, ficando em segundo lugar, mas foi campeã na própria escola. O convite para participar da fase intermunicipal foi o estímulo para darmos tudo de nós.”.

A professa contou que os estudos foram intensos e produtivos. Os alunos praticaram a leitura compartilhada: cada um lia e fazia o uso da palavra; quando terminava a sua parte escolhia outra criança para continuar. Ao final todos debatiam sobre as histórias, formulando questões para provas entre si.

“No grande dia da prova todos estavam eufóricos e ansiosos por colocar em prática o que estudaram. Ficamos na expectativa do resultado. E chegou quando eu tinha acabado de falar a eles que nosso dia estava chegando e agora seria a nossa vez”, declara a professora.

A entrega foi realizada na escola da turma vencedora, EMEF Holambra II, e como prêmio os alunos escolheram um tablet, que foi aguardado por eles com muita ansiedade.

A alegria foi tamanha e era notória a emoção das crianças, que pareciam não acreditar no recebimento do prêmio.

 

Comentar

leia mais:

A criança e o hábito da leitura
A criança e o hábito da leitura

A criança e o hábito da leitura

A formação dos filhos como leitores é fundamental para a construção de uma sociedade melhor, desenvolvendo o caráter, comunicação e liderança.

24 de Abril de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto