Descontração em torno da churrasqueira

Reunimos para você neste texto todas as dicas essenciais que você deve levar em conta antes de construir ou comprar uma churrasqueira. É importante que nenhum detalhe seja esquecido.

31/12/2012

Descontração em torno da churrasqueira

churrasqueira

Em um refúgio onde a natureza esbanja beleza, tudo é inspiração para ambientes em áreas externas. Espaços para churrasqueiras são um ótimo exemplo disso já que são lugares para passar o dia todo curtindo uma boa comida com amigos.

Para que eles sejam funcionais, além de agradáveis, é muito importante ter um projeto bem detalhado onde nada seja esquecido.

Segundo a arquiteta Bianca Duarte Narita, é preciso, inicialmente, escolher a modalidade de churrasqueira que melhor se adequa ao seu uso.

As churrasqueiras que utilizam o carvão vegetal como fonte de calor são as mais usadas em áreas externas.
As mais tradicionais são construídas em alvenaria e tijolos refratários desde a base até a chaminé, possuem uma gaveta cinzeiro e o espaço que sobra abaixo da boca é utilizado para armazenar o carvão.

Dentro dessa modalidade, existem algumas possibilidades de modelos, com coifa e chaminé metálicas, laterais de vidro, grills elevatórios etc.

As churrasqueiras a gás são mais práticas pelo fato de não produzirem cinzas ou fumaça. Esses modelos podem ser usados sem chaminé sendo, por isso, ótimas também para áreas internas. Mas é necessário deixar um ponto de gás e um registro exclusivos para elas.

As churrasqueiras elétricas também são ideais para quem busca praticidade. Elas pedem apenas uma tomada para funcionar. Possui controle de temperatura que pode ser ajustado para cada tipo de alimento. A rápida velocidade de preparo é sua grande vantagem.
Escolhido o modelo, algumas definições são importantes:
- o bom funcionamento de uma churrasqueira depende diretamente de dimensões adequadas ao uso;

- os mais apropriados para residências variam entre 60 cm a 90 cm de largura interna e 40 cm a 50 cm de profundidade;

- a profundidade do espaço onde se coloca o carvão deve ser suficiente para que o calor fique bem concentrado, mas distante da carne (isso vai fazer com que a carne fique macia);

-a altura da chaminé deve ultrapassar a altura dos telhados da casa para que a fumaça seja dispersa.

Além disso, o ambiente da churrasqueira pede ainda alguns complementos que auxiliarão no preparo da refeição, tais como uma cuba com uma boa bancada de apoio, um armário para guardar utensílios e espetos, uma geladeira para as bebidas e boa iluminação.

---

Fotos: Divulgação/Momentum

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto