Decoração de Natal

Com o início do mês de dezembro, é chegada a hora de arrumar a casa para as festas de fim de ano. Fazendo a alegria da criançada e o contentamento dos adultos, a decoração envolve harmonia, diversão e emoções compartilhadas que precedem a grande noite natalina.

02/12/2013

Decoração de Natal

 

Com o início do mês de dezembro, é chegada a hora de arrumar a casa para as festas de fim de ano. Fazendo a alegria da criançada e o contentamento dos adultos, a decoração envolve harmonia, diversão e emoções compartilhadas que precedem a grande noite natalina.

Do tradicional ao moderno, são vários os estilos que podem ser inseridos na decoração habitual, valorizando o ambiente e atraindo a admiração de todos.

Independentemente da tendência escolhida, o importante é acrescentar o toque pessoal da família e permitir-se viver intensamente o prazer do convívio com as pessoas queridas.

Que tal começar pela iluminação?

As luzes e os pisca-piscas são o background desse conjunto de encantamento. Anote as dicas e libere a criatividade.

Para criar um ambiente intimista e aconchegante, uma dica bacana é colocar luzes dentro de vidros – jarras, aquários (secos) ou garrafas vazias. Disponha-os no chão junto à lareira, no hall de entrada ou um em cada ponta do corredor.

Dentro da lareira, para criar a aparência de fogo brilhante, enrole alguns tocos de lenha com as correntes de pisca-piscas e salpique com bolinhas brilhantes. Não se esqueça de pendurar as famosas meias em cima e nas laterais da lareira para receber os presentes.

As janelas também ficam lindas quando ornadas com luzes, brancas ou coloridas, e combinadas com as cortinas farão um encanto a parte na decoração. Se for colocar na parte externa, prefira as lâmpadas de LED, que são mais resistentes às chuvas.

Os espelhos nos lavabos e nos corredores ficarão um charme com pisca-piscas na sua moldura. Passe-os por trás do espelho, entrelaçando-os e criando um aspecto de espinhos de luzes. Será um visual convidativo e verdadeiramente natalício.

Para quem gosta de receber os amigos na área externa da casa, impressione-os com um jardim de Natal encantado. Prenda algumas lâmpadas (tamanho médio) sobre as copas das árvores. Se você já possui um jardim iluminado, distribua luzes coloridas onde não haja iluminação, criando um clima perfeito para festas.

Detalhes que fazem a diferença...

Para quem prefere manter as tradições-natalinas, as guirlandas não podem faltar. Decorando portas, hall de entrada e locais estratégicos, são ótimas alternativas para enfeitar. Diferencie. Opte pelas mais discretas, naturais ou por aquelas de design mais ousado.

Os presépios formam o símbolo cristão – representam o valor do Natal e a sua origem. São formados por peças de porcelana, madeira, argila, metal e até materiais reutilizáveis. O conjunto, que encena o nascimento de Jesus, é composto por: Menino Jesus, Maria, José, a manjedoura, os animais, o pastor, os três Reis Magos, os anjos e a Estrela de Belém.

Alguns preferem colocá-lo no centro da casa, sobre a mesa de centro ou lareira. Para destacá-lo, monte-o na entrada da casa, com uma iluminação especial evidenciando o seu significado. Aproveite e coloque luz na Estrela, fazendo-a brilhar continuamente.

As velas criativas e enfeitadas garantem o brilho para quem prefere ambientes misteriosos e com o estilo de Natal europeu. As luzes das velas substituem a intensidade das lâmpadas artificiais, transmitindo tranquilidade e romantismo a casa. Distribua-as pelos cantos e sobre as mesas, entre sinos e bolinhas decorativas.

A grande atração da noite: a árvore!

Uma casa bem decorada demonstra a animação da família para a festividade, mas nada consegue atrair tanto a atenção quanto a tradicional árvore de Natal.

O hábito de ornamentá-la vem de muitos séculos.  Ao longo dos últimos anos, adquiriu contornos contemporâneos cada vez mais originais.

Confira algumas dicas para se inspirar:

Infantil: incentive os filhos a desenhar os personagens do presépio ou da família, recorte-os e pendure-os junto à árvore. Em sua base, forre com organza e preencha com balas. Fotos da família e dos amigos, além de ser um charme, refletem a importância da união nesse momento. Distribua-as entre os galhos ou entre os presentes.

Que tal uma árvore que pode ser degustada durante todo o mês de dezembro? Com tema gastronômico, o clima fica mais divertido e saboroso. Coloque paus de canela, nozes embaladas em papel celofane, balas e chocolates.

Para os amantes da natureza, além do brilho no jardim externo, a árvore natalina também pode compor o cenário ecológico. Trazendo os elementos naturais para dentro do lar, substitua as bolinhas coloridas por pinhas, flores secas (desidratadas) e grinaldas douradas (item sintético).

Para manter a tradição de cores e brilhos que a época pede, varie os enfeites entre cristais transparentes e pequenos espelhos que vão refletir o efeito da árvore por toda a sala.



 

Comentar
Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto