Como fazer a manutenção do seu gramado

As dicas de hoje são para quem já possui um gramado e quer saber mais como cuidar para que ele fique sempre bonito e viçoso.

12/03/2015

Como fazer a manutenção do seu gramado

Gramado

 

O charme da casa começa com o conjunto que compõe a sua fachada: entrada, jardim e gramado.

As dicas de hoje são para quem já possui um gramado e quer saber mais como cuidar para que ele fique sempre bonito e viçoso. Se você ainda não tem um em sua casa, clique aqui e siga as orientações da paisagista Marisa Lima, para preparar o seu.

A rega é um dos fatores mais importantes para a grama. Essa pequena plantinha é constituída por 85 % de água. Assim, em tempos de estiagem, regue em abundância duas vezes por semana. Uma dica é captar a água das chuvas para regar seu jardim.

A terra deve ser fertilizada duas vezes ao ano —em março, no final do verão, e no início da primavera, em setembro. E, para evitar que o mato cresça entre as juntas dos pavimentos da passagem, prepare um herbicida caseiro de suco de limão e vinagre branco e regue o pavimento com essa mistura — esse preparo é mais seguro para usos próximos a animais de estimação, para uso de herbicidas industrializados consulte um profissional.

A primeira poda deve ser feita tão logo a grama esteja enraizada, de modo a incentivar seu crescimento horizontal. Depois, apare cada vez que ela ultrapassar cerca de 5 cm a 7 cm de altura.

Alterne sempre o sentido do corte, evitando a compactação das folhas com o chão e após, varra vigorosamente o gramado, retirando não somente as folhas cortadas, como qualquer resíduo que possa prejudicar a saúde do seu gramado. Esse procedimento incentiva aquele efeito nos campos de futebol, um gramado com vários tons de verde.

Em algumas épocas do ano, principalmente nos meses muito chuvosos, a folhagem pode ficar rala e amarelada. Aproveite o momento para cobrir com leve camada de terra, evitando fungos e ervas daninhas e permitindo o nivelamento do seu espaço.

Nada mais gostoso que correr descalço num gramado seguro e confortável. Permita-se esse prazer!

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto