Capins ornamentais

Essa opção simples e bastante acessível confere beleza ímpar e total clima de campo ao paisagismo. Conheça algumas espécies que podem ser utilizadas no seu jardim sem medo de errar.

12/11/2014

Capins ornamentais

Para quem procura uma opção acessível que dê um clima de campo para o jardim, a pedida é o capim. Sim, o capim!
Esqueça aquela associação dele a pragas e conheça um pouco mais sobre os tipos ornamentais, que possuem uma beleza toda especial.

Pertencentes à família das gramíneas (Poaceae), os capins estão em alta nos jardins e vasos decorativos. Possuem belos penachos, semelhantes a plumas, e ramagens; suas cores variam entre tons de verde, verde e branco, tons azulados e vermelho rubro intenso. Quando plantados com variações de suas espécies, conferem mais volume e movimento ao jardim.

Os cuidados são simples: a adubação deve ser feita a cada seis meses com NPK 10-10-10; a rega deve ser maior em época quente e menor nos dias frios. No entanto, é válido ressaltar a importância de se fazer a manutenção, cuidando para que o feitio desse jardim não se modifique e assim, evitar que o capim se torne uma praga.

Sua multiplicação é feita por divisão da touceira e pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria resiste ao calor e também ao frio. Suas folhas secas devem ser retiradas periodicamente para mantê-lo bonito e saudável.

Os penachos têm grande durabilidade e podem ser utilizados em vasos depois de cortados para enfeitar o interior da casa.

Essas gramíneas são bastante utilizadas no paisagismo dos empreendimentos da Momentum e valorizam ainda mais a entrada de algumas portarias, rotatórias e os ambientes de alguns clubes.

Confira alguns nomes de capins que poderão ser usados sem medo de errar e algumas imagens para dar um gostinho:

- grama-azul (Festuca glauca).

- capim-elefante (Axonopus siccus).

- capim-zebra (Miscanthus sinensis).

- capim-dos-pampas (Cortaderia selloana).

- capim-do-texas (Pennisetum setaceum).

- capim-do-texas-vermelho (Pennisetum setaceum “Rubrum”).

 



__
Fonte: Dicas de Paisagismo – Momentum

Comentar

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto