Canoagem e aventura

A canoagem é um dos esportes náuticos mais prazerosos de serem praticados em águas tranquilas, e pode render momentos de muito prazer e aventura. Basta escolher a modalidade que mais combina com você. 

06/11/2015

Canoagem e aventura

A canoagem é um dos esportes náuticos mais prazerosos de serem praticados em águas tranquilas, como as da Represa Jurumirim.  A atividade é realizada com a utilização de embarcações como canoa ou caiaque.

As principais modalidades do esporte são:

- Canoagem de velocidade: modalidade de competição, disputada nos Jogos Olímpicos, em linhas retas (raias demarcadas). Considerada a mais tradicional de todas.
- Slalom: modalidade em que o atleta rema por um percurso em corredeira, definido por balizas, sem cometer erros.
- Oceânica: realizada em águas marinhas em um percurso previamente definido, no menor tempo possível.
- Maratona: Ao contrário da canoagem de velocidade – praticada em linhas retas -, esta requer remar grandes distâncias em águas calmas.
- Caiaque-Polo: modalidade em que dois times competem em uma piscina, cujo objetivo é marcar gols na goleira do adversário.
- Rodeio/Freestyle: Consiste na realização de movimentos de manobras feitos em ondas ou refluxo de rio.

Para os amantes da natureza, que não pretendem fazer disso um esporte de competição, a melhor opção é a canoagem como turismo e aventura, que não se enquadra nos padrões de desporto de competição. O objetivo dessa variação é a aproximação do homem com o meio ambiente, favorecendo a interação e o respeito à mesma.

Além da modalidade competitiva, a prática em modo aventura proporciona diversos benefícios ao sistema cardiovascular. Isso porque os passeios são desenvolvidos em longas distâncias, exigindo do praticante aptidão física e hábitos saudáveis como hidratação – antes e durante a prática – e a alimentação saudável, que deve ser regular.

Os movimentos das remadas são uma ótima dica para fortalecer os músculos dos braços, costas e lombar.

Além de trabalhar a parte física, a canoagem é uma ótima opção para combater o estresse. O contato direto com a natureza favorece a liberação de endorfina, substância química presente em nosso corpo e responsável pelo bem-estar.

Os locais onde essa modalidade pode ser desenvolvida são diversos, como rios, represas, lagos, mares e oceanos. Na região dos nossos empreendimentos Terras de Sta. Cristina  e Riviera de Santa Cristina , o Rio Paranapanema possui os melhores trajetos naturais para a prática da canoagem, além da Represa Jururmirim, que pode ser usada como cenário para a diversão entre a família e os amigos.

* Curiosidade: no ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos nas modalidades Slalom e Velocidade.

leia mais:

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto