As utilidades do bambu para o paisagismo e o meio ambiente

Além de figurar no paisagismo, trabalha na retenção de dióxido de carbono, produção de oxigênio e produz também seus próprios compostos antibacterianos, por isso pode crescer sem pesticidas. Seria a substituição ideal para o corte de árvores, já que quando cortado, brota novamente.
 

19/08/2016

As utilidades do bambu para o paisagismo e o meio ambiente

O bambu é uma planta muito versátil, flexível, leve e robusta. É bastante vigorosa; se plantada no chão, logo forma enormes touceiras e invade todo o terreno se não for devidamente controlada.

Além de figurar no paisagismo, trabalha na retenção de dióxido de carbono, produção de oxigênio e produz também seus próprios compostos antibacterianos, por isso pode crescer sem pesticidas.

Previne a erosão, é biodegradável e regula as águas subterrâneas, chegando a crescer 45 cm por dia. Por tudo isso é tida como a planta mais sustentável do planeta.

Suas fibras podem transformar-se em tecido, em alimento e também são usadas em construções, móveis e muitos adornos para jardins.

Em vasos ou no chão, o bambuzinho é muito apreciado no paisagismo. Plante a muda em local ensolarado e regue-a diariamente. Adube a cada três meses com adubo orgânico, que pode ser: farinha de ossos, húmus de minhoca, esterco curtido ou torta de mamona.

Hoje em dia há pisos de bambu que podem ser usados em decks. Aliás, podemos usar o bambu tratado em tudo que precisamos para o paisagismo, desde pergolados, divisórias, cachepots, suportes para plantas e mobiliário. Seria a substituição ideal para o corte de árvores, já que o bambu quando é cortado brota novamente.

Para quem conhece o belo aeroporto de Madri, uma curiosidade é que sua estrutura é feita em aço e bambu.

Que tal incluir no paisagismo essa maravilha da natureza, usando-a em vasos, jardins e adornos para agregar beleza aos projetos?



Por Marisa Lima, paisagista:
Fonte das imagens:
3.bp.blogspot.com
floraearte.com.br
floresefolhagens.com.br
image.made-in-china.com
img.elo7.com.br
jardimdecorado.com
kanelabambu.com.br
móveis-de-bambu-para-jardim
permitaseviver.com.br




 

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto