A versatilidade da planta hera

Essa trepadeira, utilizada de diversas formas no paisagismo, carrega uma simbologia da mitologia grega, sendo usada em arranjos de casamento, além de ser uma poderosa planta medicinal. 

21/07/2016

A versatilidade da planta hera

A hera é uma planta trepadeira que pode ser utilizada de diversas maneiras, dentre elas como forração de canteiros - ficando rasteira - e em vasos, como pendentes.

Sua raiz tem enorme poder de fixação, servindo para cobrir muros e esculturas aramadas – que são muito vistas na Europa e nos Estados Unidos.

A espécie variegada resiste ao sol pleno e à meia sombra, já a verde tem preferência pelas áreas sombreadas. Gosta de solo fértil e com bastante umidade, por isso suas regas devem ser frequentes.

Sua multiplicação pode ser feita por estaquia, mergulhia e por sementes, sendo este último modo o mais difícil de fazer.

O uso da hera vai muito além do paisagismo. Diz a lenda que na Grécia Antiga as noivas traziam buquês de heras como símbolo de fidelidade e boa sorte, pois a Deusa Hera da Mitologia Grega - que originou o nome da espécie - era conhecida como protetora das mulheres e do casamento. 

Por esta razão, é altamente usada em decorações de casamentos e buquês ainda hoje. Esta é uma ótima dica de utilização, que vai além do jardim, para quem está com pezinhos mais perto do altar e se interessa por essas tradições.

É ainda uma planta medicinal bastante poderosa, usada para diferentes fins, como cura da gripe ou tratamentos cosméticos, porém não se deve consumí-la em sua forma natural por ser uma espécie tóxica. Por isso, é importante usá-la apenas por meio de fórmulas de remédios em lojas naturais e farmácias de manipulação, e nunca como chás e infusões caseiras.


 
Por Marisa Lima, paisagista.
Fonte das imagens:
blog.giulianaflores.com.br
br.pinterest.com
decorarsustentavel.blogspot.com.br
gardenhouse.com.br
guiaverde.com
jardimdestefania.blogspot.com.br
limaonagua.com.br
plantasfloresejardins.com.br
vestida.etc.br 

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto