Arquitetura e a sustentabilidade

Na hora de construir você pode optar por materiais favoráveis à sustentabilidade. A energia solar e água da chuva devem ser consideradas em seu projeto. Confira as dicas que preparamos para você!

31/12/2012

Arquitetura e a sustentabilidade

ecohouse1

Atualmente, as más projeções e as construções não planejadas dos grandes centros urbanos geraram uma grande degradação dos recursos naturais de muitos locais.

Com vista nesses problemas, muitos projetos arquitetônicos têm sido materializados com estruturas favoráveis à sustentabilidade.

Para o Instituto Akatu, a arquitetura sustentável aponta para uma melhor utilização dos recursos naturais. Por esse motivo se evita uma série de desperdícios.

Principalmente em relação à água e à energia elétrica, visando a um melhor aproveitamento de ambos. Por exemplo: aproveitar a água da chuva e utilizar energia solar são algumas medidas utilizadas nesses tipos de projetos.

Mais janelas
O uso de mais janelas para reduzir o uso de energia elétrica também é bastante usual na arquitetura sustentável, bem como escolha de lâmpadas mais econômicas (as fluorescentes) no lugar das lâmpadas usuais.

Também num projeto sustentável é preferível uma ventilação mais natural nos ambientes ao invés de ar-condicionado ou aquecedores, que são altamente poluentes à natureza.

Materiais renováveis
Outra preocupação na hora da construção e durante o projeto arquitetônico é a utilização de materiais renováveis e ecologicamente indicados, como a preferência por eucaliptos e fibras de bananeiras no lugar da madeira frequentemente extraída das florestas. Do mesmo modo, optar por uma tintura que não possua as toxinas que degradam o meio ambiente.

O território da arquitetura sustentável é ainda novo, mas as aplicações de técnicas sustentáveis na construção civil são cada vez mais recorrentes. E estão sendo vistas como práticas essenciais para a manutenção e a renovação de recursos encontrados no meio ambiente.

---

Foto: Shutterstock

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto