A origem do chá e das infusões

A bebida tem origem chinesa e pode ser chamada de duas maneiras: Te e Cha. Na China foi muito usado para fins medicinais, até que em 1543 os portugueses tiveram contato com a bebida, difundindo o prazer pela sua degustação.

02/05/2013

A origem do chá e das infusões

Em cada país o ato de beber chá ou infusão tem sua tradição.

A bebida tem origem chinesa e pode ser chamada de duas maneiras: Te e Cha. Na China foi muito usado para fins medicinais, até que em 1543 os portugueses tiveram contato com a bebida, difundindo o prazer pela sua degustação.  E, em 1750, seu cultivo foi introduzido na Europa.

A partir do século XIX, os ingleses inseriram completamente a bebida  em seu cardápio, criando o tradicional chá das cinco. Sempre servido com um pouco de leite, o chá já faz parte de quase todas as suas refeições diárias.

Os chás só podem ser assim chamados se forem feitos à base das folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origem aos chás preto, branco e verde.

As infusões, que habitualmente chamamos de chá, podem ser estimulantes e, quando puras, têm quase teor zero de açúcar. Cada erva possui um benefício e todas são preparadas da mesma forma: imersão de folhas, flores ou frutas – ou todas juntas – em água quente.

As infusões mais comuns são:

Camomila: indicada como calmante, é ótima para quem quer relaxar. Uma boa opção é consumir pouco antes de dormir.

Hortelã: de substância mentolada, a infusão alivia a tosse e as constipações. Além do seu aroma agradável, é isenta de cafeína.

Erva doce: indicada para mães e bebês, age contra cólicas, problemas digestivos e gases. Pode substituir o leite quando estiver na época de desmamar.

Erva cidreira: de aroma cítrico e marcante, possui propriedades calmantes e expectorantes, promovendo tranquilidade aos apreciadores dessa infusão.

Carqueja: combate a má digestão e prisão de ventre, além de auxiliar no funcionamento do fígado.

Boldo: estimula o processo digestivo, evitando gastrites e aliviando azias.

Todos os chás e infusões são diuréticos, previnem a retenção de líquidos e relaxam o corpo e a mente após sua ingestão. Podem ser apreciados quentes ou frios.

Aproveite o clima friozinho e convide a família e os amigos para esse momento de bem-estar. Já dizia o filósofo chinês Lin Yu Tang: "Apreciar o chá só é possível numa atmosfera de amizade, prazer e sociabilidade”.

Comentar

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara
Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

Trapiche: um espaço para relaxar no Santa Bárbara

O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago. 

26 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto