A beleza da alamanda

Essa planta é muito apreciada no paisagismo pela beleza das flores e o viço de suas folhas verdes bem brilhantes. No entanto, por ser tóxica, deve ficar longe de crianças e animais. 

18/11/2015

A beleza da alamanda

A alamanda (Allamanda cathartica) é uma trepadeira que normalmente apresenta a cor amarela vibrante, embora também seja encontrada na cor rosa-escuro. A amarela, mais comum, floresce quase o ano todo se cultivada a sol pleno.

Essa planta é muito apreciada no paisagismo pela beleza das flores e o viço de suas folhas verdes bem brilhantes. Porém, todo seu encanto requer atenção especial, já que se trata de uma espécie tóxica. Por isso, seu cultivo deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais. Os mais idosos também devem ser orientados a respeito.

É ideal para cobrir pérgolas, caramanchões e treliças, o que dá um lindo efeito no jardim. No entanto, deve ser tutorada (amarrada), pois seus galhos são viçosos e pesados, e por não ter gavinha não se enroscam naturalmente nos lugares. Dessa forma, é recomendada a amarração até que se forme o maciço para cobrir o espaço destinado.

Sua reprodução é feita por estaquia de galhos e seu enraizamento é muito fácil. A adubação deve ser feita com adubos orgânicos a cada três meses, intercalando com adubo químico rico em fósforo, para estimular a floração.

Veja que efeito bonito ela pode dar ao seu paisagismo:



Por Marisa Lima, paisagista
Fontes das imagens:

bellewood-gardens.com
calendariodojardim.com.br
homedesigndirectory.com.au
kotagarden.wordpress.com
noworriespm.com
rgbstock.com

 

leia mais:

Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim
Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim

Árvores no quintal: porque nem só de flores vive o seu jardim

Todos conhecem a importância de se plantar uma árvore, mas poucos a acrescentam nos seus projetos paisagísticos. Conheça algumas espécies ornamentais, ideais para cada espaço, capazes de embelezar ainda mais o seu quintal.

30 de Setembro de 2016

O charme das piscinas com ilha
O charme das piscinas com ilha

O charme das piscinas com ilha

Depois de algumas tendências na arquitetura de piscinas, como hidro, piscina de ondas e opções com raia, a atual sensação é ter uma ilha ajardinada no local. Muito usada em resorts e condomínios de luxo, agora é possível adaptá-la para sua casa. 

08 de Setembro de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto