Viva a liberdade e os benefícios de pedalar

O ciclismo é uma atividade aeróbica que queima calorias, tonifica os músculos das pernas e do abdômen e é indicado para pessoas de todas as idades. Também desenvolve a interação entre as pessoas e é uma ótima opção de passeio com a família.

19/08/2015

Viva a liberdade e os benefícios de pedalar

O ciclismo é uma atividade aeróbica que queima calorias, tonifica os músculos das pernas e do abdômen e é indicado para pessoas de todas as idades. Também desenvolve a interação entre as pessoas e é uma ótima opção de passeio com a família.

Com a prática diária da pedalada, por 30 minutos, por exemplo, a melhora da respiração e da disposição já pode ser notada.

Pedalar é simples; dizem até que depois que aprende, nunca mais se esquece. Os benefícios vão muito além do que os olhos podem ver, e a sensação de liberdade que a atividade permite é indescritível e só é possível descobrir na prática.

Segundo o CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), andar de bicicleta melhora o condicionamento físico, os sistemas cardíaco, respiratório e vascular e proporciona maior resistência muscular nas pernas.

E quem pratica só tem a ganhar. É uma forma de diminuir o estresse do dia a dia, já que há a liberação de endorfina e adrenalina – que aumentam a sensação de bem-estar – e permite experimentar a sensação de liberdade.

Além disso, quem opta pela bicicleta como meio de transporte ganha (além da deliciosa brisa no rosto)  tempo no trajeto, tem mais disposição, sente-se mais humorado e, acredite, respira o ar menos poluído do que quem fica preso no congestionamento.

É o que diz o gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Carlos Lacava: “Quem está preso no congestionamento inala mais poluentes do que quem está de passagem”. Isso ocorre porque o ar em um ambiente fechado não se purifica sozinho, e dentro do carro esse ar é puxado de fora e fica concentrado, enquanto que em um espaço aberto ele pode se deslocar.

Anna Luiza Wagner é moradora de São Paulo e vive perto do coração da cidade – a região da avenida Paulista. E dentre as opções mais comuns do paulistano de ir de carro ou de metrô para o trabalho, ela dispensou as duas e escolheu pedalar. “Eu optei pela bicicleta, a princípio, pela rapidez. Um trecho que eu faço em 15 minutos com ela, levo – em média – 30 minutos de transporte público ou carro”.

No entanto, ela conta que depois de descobrir, com a prática, os benefícios que isso lhe trazia, seu principal motivo para utilizar esse meio de transporte passou a ser a qualidade de vida. “Ninguém leva muito a sério quando eu digo, mas não tem nada como começar o dia pedalando, oxigenando o cérebro e liberando endorfinas”, revela Anna.

Itens indispensáveis para uma pedalada segura

Seja para ir ao trabalho, no parque, um passeio em família ou seja sozinho na trilha, pedalar exige do ciclista concentração nos seus movimentos e envolve cuidados consigo e com outras pessoas, evitando acidentes.

Para garantir que a prática seja segura, é preciso ter um equipamento adequado. Alguns itens básicos são indispensáveis:

Capacete: principal item de segurança pessoal deve ser leve e com boa circulação de ar.

Lanternas: para os adeptos ao ciclismo noturno, é indicado o uso de luzes na dianteira e na traseira da bicicleta, sinalizando o ciclista.

Luvas: uma ótima opção para proteger as mãos e dar mais aderência ao guidão, normalmente é usada por pessoas que praticam mountain bike.

Garrafa de água: leve sempre a sua. Assim como em outras atividades físicas, é necessário hidratar-se e repor as energias.
 

Empreendimentos da Momentum

Os empreendimentos da Momentum são uma ótima opção para praticar esse esporte em meio à natureza. O Ninho Verde Eco Residence II e o Santa Bárbara Resort Residence, por exemplo, possuem ecopistas, cercadas por belas árvores e exuberantes paisagens, que tornam a prática ainda mais interessante.

O Santa Bárbara conta ainda com o Bike Clube, onde é possível alugar, gratuitamente, patinetes, bicicletas duplas, triciclos e triciclos praianos (conjugados) para que todos possam desfrutar desse lazer com a família e os amigos.

__________________________

E como dizia o gênio Albert Einstein, “a vida é como andar de bicicleta. Para se equilibrar é preciso estar em movimento”. 
Movimente sua vida. Pedale!  

Comentar

leia mais:

Sofás coloridos
Sofás coloridos

Sofás coloridos

Tendência do momento, o sofá colorido traz versatilidade ao ambiente e impacta pela sua proposta arrojada. 

06 de Abril de 2017

O conforto da chaise longue na decoração
O conforto da chaise longue na decoração

O conforto da chaise longue na decoração

Esse tipo de espreguiçadeira pode oferecer um toque contemporâneo e refinado à decoração e é uma alternativa confortável que pode substituir o sofá. 

09 de Fevereiro de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto