Slackline: o esporte de equilíbrio

Também conhecido como corda bamba, esse esporte praticado em cima de uma fita flexível desafia a gravidade, melhora o equilíbrio, a postura, fortalece os músculos, alivia o stress, e o melhor: é feito para todas as idades. Conheça o slackline e aventure-se nessa atividade.

12/02/2015

Slackline: o esporte de equilíbrio

Nesta época do ano, os esportes ao ar livre são muito procurados por quem deseja realizar atividades físicas. Uma modalidade bem democrática e que anda em alta é o slackline, já ouviu falar?

Também conhecido como corda bamba, esse esporte que desafia o equilíbrio é praticado em cima de uma fita flexível, com aproximadamente 5 cm de largura e a uma certa altura do chão, e pode ser praticado por pessoas de todas as idades; de crianças a idosos.

10933940_901596786531440_5156844332106907052_n

prog lazer jan 2015 (14)

Se caminhar e equilibrar-se sobre a fita parece difícil, imagine então saltar e fazer manobras sobre ela. Sim, isso também é possível, mas esse estágio a gente deixa para quem já tem muito tempo de estrada, quer dizer, de fita percorrida.

Slackline-2

Para quem quer se iniciar nessa atividade, basta exercitar bastante a concentração e ser persistente. O percurso envolve pés posicionados à frente (descalços ou calçados com tênis de solado mais rígido), joelhos semiflexionados e um jogo de braços abertos para equilibrar o corpo, focando no próprio centro de equilíbrio (o abdômen), mas olhando sempre para frente e não para os pés.
Conseguir caminhar equilibradamente sobre a fita fará você entender que o percurso por si só já é o triunfante pódio e que não é preciso ter pressa para chegar ao outro lado.

IMG-20141123-WA0031

Os benefícios são muitos, tanto para o corpo quanto para a mente: melhora a postura, o equilíbrio, a autoconfiança, a consciência corporal, fortalece o abdômen, os músculos inferiores e ainda alivia o stress - já que exige foco total e não sobra espaço para pensar em outras coisas, além de ser praticado ao ar livre, o que contribui para maior sensação de bem-estar.

Os locais para a prática (também chamados de slackpoints) costumam ser parques, praças e praias. São necessárias duas árvores ou outro ponto firme, como poste, para amarrar o equipamento.
Para os iniciantes, é interessante que o chão seja gramado ou de areia a fim de amortecer as quedas. A fita deve ficar 30 cm acima do solo (ou na altura do joelho) e a uma distância de no máximo 15 metros de uma ponta à outra.

10888369_901596429864809_1800463940385412572_n

Aos mais ousados, o slackline oferece ainda outras modalidades, como o trickline – mais alto e praticado para realização de saltos e manobras; longline – com fitas mais longas, a partir de 20 metros de distância; highline – praticado em alturas superiores a 5 metros, o que requer conhecimentos de alpinismo e o waterline – modalidade praticada sobre a água, que pode ser bem refrescante para aqueles que se desequilibram.

Cidade-do-Cabo

slackline

____

Nos empreendimentos Ninho Verde II Eco Residence (NV II) e Santa Bárbara Resort Residence (SBRR), a equipe do SLIM costuma oferecer essa atividade em algumas programações recreativas, e o pessoal adora!

 

leia mais:

Folhagens grandes para o paisagismo
Folhagens grandes para o paisagismo

Folhagens grandes para o paisagismo

Permita-se Viver traz dicas sobre espécies que podem ser usadas no jardim da sua casa de campo.

19 de Novembro de 2019

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto