Primavera traz esplendor das flores das orquídeas

Bela e durável, uma das espécies favoritas dos amantes das flores desabrocha na estação e alegra tanto os ambientes internos quanto os externos. 

02/10/2017

Primavera traz esplendor das flores das orquídeas

Ah, as orquídeas! De várias cores, tamanhos, dentro ou fora de casa. É uma flor aliada da decoração interna ou do paisagismo externo. E é justamente na primavera que elas embelezam ainda mais os ambientes. Neste período, as orquídeas chegam ao seu esplendor, desabrochando e encantando quem as observa.

Para poder contar com elas vivas por mais tempo, é necessário ter alguns cuidados. Por isso, o Permita-se Viver traz dicas importantes para você poder desfrutar desta bela espécie.

Vários tipos

Engana-se quem acha que as orquídeas são flores parasitas. Na verdade, algumas espécies são epífitas, ou seja, se apoiam em árvores, mas não as prejudicam sugando a seiva.

Além delas, estão entre as mais conhecidas a Arundina graminifolia, chamada popularmente de orquídea bambu, a orquídea chocolate, reconhecida pelo seu perfume, e a predileta para ambientes internos, a Phalaenopsis, que tem flores que chegam a durar até 2 meses.

Alguns outros tipos igualmente belos são a Renanthera, que cresce como uma trepadeira e dá lindas flores vermelhas, ideias para serem plantadas em jardins, e a Dendrobium, que costuma dar uma grande quantidade de flor, também indicada para áreas externas amplas.

Cuidados

Se você pretende plantar orquídeas na área externa, deve ter os seguintes cuidados: o tipo Arundina, por exemplo, requer regas diárias. A adubação deve ser feita mensalmente, com adubo orgânico. A quantidade é pequena, apenas uma colher de chá para cada. Se for plantada no chão, use uma colher de sopa. Regue em seguida para que não queime as raízes.

Agora se seu plano é ter uma orquídea embelezando o interior de sua casa, os cuidados são mais simples. Os tipos Phalaenopsis e Cattleya são os mais comuns nessa situação. Coloque os vasos em locais onde tenha ventilação e iluminação natural, mas evite contato com o sol do meio-dia, que pode queimar as folhas e flores.

Regue as plantas de acordo com o clima. Em dias de muito calor, molhe duas vezes ao dia, de preferência de manhã e no fim da tarde. Quando as temperaturas estiverem mais amenas, regue apenas uma vez ao dia, evitando os períodos de maior exposição ao sol. Nos períodos mais frios, molhar apenas uma vez por semana já é o suficiente.

Gostou das dicas? Agora é só aproveitar e ter uma orquídea colorindo a sua casa! Abaixo você confere algumas fotos para inspirar.

Por Marisa Lima, paisagista.
 


 
Fonte das imagens:
fotosquecontamhistorias.com.br
pinterest.com
lamberdebieflowers.wordpress.com
mercadodaorquidea.com.br
orquidariobrasilia.com.br
wikimedia.org
aliexpress.com
orquidariomatadapraia.com.br

Comentar

leia mais:

A iluminação aliada ao paisagismo
A iluminação aliada ao paisagismo

A iluminação aliada ao paisagismo

Utilizar pontos de luz adequadamente permite manter o aspecto do campo e valorizar sua casa.

04 de Julho de 2022

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto