Outubro Rosa conscientiza sobre o Câncer de Mama

Movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer de mama ilumina monumentos e engaja milhares de pessoas em prol desta luta. Saiba mais sobre esta ação e sobre alguns eventos que aconteceram e que estão por vir.

20/10/2014

Outubro Rosa conscientiza sobre o Câncer de Mama

Durante o mês de outubro, muitos devem ter visto as cidades um pouco mais cor de rosa. Prédios e monumentos ganharam iluminação especial, em um evento conhecido como Outubro Rosa, com o intuito de chamar a atenção das pessoas para uma causa muito importante.

Trata-se de um movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer de mama, promovido, no Brasil, pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

O movimento surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com a realização de ações isoladas em diferentes cidades até a aprovação do Congresso Americano para tornar outubro o mês oficial desta causa.

O que se iniciou com uma corrida (Corrida pela Cura, em NY) com a distribuição de laços cor de rosa aos participantes, foi ganhando o mundo anos mais tarde com o engajamento de outros países. Prédios públicos, teatros e pontes passaram a ser iluminados todos os anos, unindo povos em prol de uma só causa. O rosa passou então a ser uma forma de comunicação visual e universal do bem.

A cada ano, milhares de pessoas se engajam nesta causa, incluindo empresas e entidades. Neste ano, os símbolos paulistanos que ganharam a iluminação foram o Monumento às Bandeiras; as pontes: das Bandeiras, Estaiada (Octávio Frias de Oliveira) e Estaiada do Tatuapé (Ponte Padre Adelino); o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade. A ação pôde ser vista no Cristo redentor, no RJ, prédios públicos do DF e em diversos estados.

Outubro - 1 Ponte das Bandeiras e Estaiada do Tatuapé
Fonte: veja.abril.com.br

 

Outubro - 2 Monumento das Bandeiras e Ponte Estaiada
Fonte: R7.com.br e veja.abril.com.br

Outubro - 3 Viaduto do Chá e Congresso Nacional
Fonte: veja.abril.com.br e mdemulher.com.br

Outubro -4 Cristo Redentor
steelsul.com.br e alotatuape.com.br

Além das luzes, várias ações foram realizadas para mobilizar e conscientizar as pessoas. No Parque do Ibirapuera, em SP, uma carreta que promove exames preventivos do Hospital de Câncer de Barretos realizou exames gratuitos de mamografia. No parque também foi montada uma roda-gigante de 20 metros de altura e iluminação cor-de-rosa batizada de "Giro pela Vida”.

Outubro - 5 Roda gigante e Rosa Móvel - Parque Ibirapuera
Fonte: ciclovivo.com.br e garotasdepropaganda.wordpress.com

A Fiesp organizou o Fórum de Combate ao Câncer da Mulher, com debates sobre o tema com especialistas e entrada franca.

COMSAUDE - Forum FEMAMA

O Continental Shopping, no Jaguaré (SP), promoverá uma palestra gratuita no dia 22/10 com diversos especialistas e distribuirá cartilhas de prevenção e informações sobre a doença aos clientes do shopping.

O Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) lançou a rede social "Coneccte" com o intuito de promover o diálogo entre pacientes com câncer. Para fazer parte da rede, basta preencher um formulário no site ou entrar com sua conta do Facebook.
Haverá uma festa no IOSP, dia 21/10 para marcar sua inauguração com presença de personalidades que venceram o câncer, como o ator Herson Capri, a jornalista Joyce Pascowitch, as blogueiras Flavia Flores e Re Vittorato. Para participar ou obter informações, ligue no telefone do hospital: 11 3040-8200.

Para saber mais sobre algumas ações que aconteceram ou ainda vão acontecer pelo Brasil, clique aqui.

A Momentum também apoia esta causa e aderiu ao rosa neste mês em suas fan pages.

Momentum Outubro Rosa

Confira aqui o vídeo que divulgamos sobre os diferentes tipos de câncer de mama, diagnósticos e tratamentos.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte.

Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens.

Dicas:

- Por muito tempo, campanhas de conscientização anunciaram o autoexame como medida preventiva. Porém, foi constatado que muitas vezes, quando o tumor já pode ser palpado, significa que já não está mais no estágio inicial. É importante estar atenta ao corpo e à saúde das mamas, mas o ideal é que mulheres acima de 40 anos realizem os exames de imagens anualmente.

- Se observar qualquer alteração ou mudança nas mamas, procure imediatamente a avaliação de um médico.

- Evite alimentos embutidos, que possuem grande quantidade de sal e conservantes. A forma de preparo dos alimentos, especialmente das carnes (de qualquer tipo), pode influenciar. Prefira levá-las ao forno em vez de fritá-las.

- Consuma mais alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras e leguminosas (feijão, grão-de-bico e lentilha), que podem inibir a chegada de compostos cancerígenos às células.

(Clique e confira a matéria do Portal Terra com 13 dúvidas sobre o câncer de mama).

 

Veja como realizar o autoexame:

 

autoexame câncer de mama

 

Comentar
Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto