O poder dos ambientes naturais para a saúde

A sensação de bem-estar surge quando o corpo e o espírito estão em equilíbrio. Melhor ainda é ter um lugar onde nossas vidas estejam em harmonia com o meio ambiente.

29/10/2013

O poder dos ambientes naturais para a saúde

A sensação de bem-estar surge quando o corpo e o espírito estão em equilíbrio. Melhor ainda é ter um lugar onde nossas vidas estejam em harmonia com o meio ambiente.

A natureza influi diretamente nesse bem-estar, contribuindo com ar puro, galhos e folhagens que nos oferecem sombra e relaxam com seus movimentos ao vento, com os frutos e suas propriedades medicinais, além da sua incontestável beleza.

Em reportagem na última sexta-feira — 25 de outubro —, o programa Globo Repórter apresentou uma série de benefícios proporcionados pelo poder de cura dos ambientes naturais , como a Vitamina D, presente nos raios solares.

O sol nos oferece de graça a vitamina que está fazendo muita falta para 40% dos brasileiros com menos de 30 anos. Ela fortalece os ossos, o sistema imunológico e previne até o câncer.

O programa ainda exibiu o estudo das ações da natureza que aumentam o bem-estar . A pesquisa apresenta os dados de 10 mil pessoas que foram entrevistadas anualmente durante 17 anos. A conclusão: quem mora perto de áreas verdes demonstrou se sentir mais feliz e com menos problemas de saúde.

Os pesquisadores explicam que a natureza age de quatro formas para aumentar o nosso bem-estar. " [...] Nós nos sentimos menos estressados. Em segundo lugar, em contato com a natureza, temos mais predisposição para fazer exercícios, caminhar, andar de bicicleta. Em terceiro, fazemos tudo isso geralmente acompanhados de marido, mulher, filhos, amigos. Passar o tempo com outras pessoas é saudável. E, em quarto lugar, um ambiente agradável perto de onde moramos nos dá uma sensação de pertencer àquele lugar, de ser a nossa casa. E isso é outro fator muito importante para a saúde", explica Mathew White, psicólogo que coordenou a pesquisa.

E não é só isso! O meio ambiente é um grande espaço para a educação ambiental e desenvolvimento do caráter infantil. Por meio da convivência e respeito à natureza, a criança aprende os valores sociais e a importância do futuro do planeta.

Privilegiados pela natureza, os empreendimentos da Momentum proporcionam 249 m² de áreas verdes para cada proprietário de lote. O equivalente a 22 vezes o índice ideal apontado pela OMS – Organização Mundial de Saúde. São 28 milhões de m² de mata, jardins, bosques e lagos ricos em fauna e flora, ideais para quem busca uma vida saudável e intenso contato com o meio ambiente.

A felicidade verde apontada pela reportagem é facilmente evidenciada no dia a dia dos empreendimentos, na expressão das pessoas que vivenciam momentos incríveis com a família e os amigos, realizando piqueniques, caminhadas, ciclismo, atividades náuticas e pela simples contemplação de cenários encantadores.

Tudo isso com ar puro, muita saúde, bem-estar e qualidade de vida. O lugar perfeito para gastar e ao mesmo tempo repor as energias.

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto