A majestade da palmeira imperial

Quem frequenta os empreendimentos da Momentum se encanta com a exuberância das palmeiras imperiais que enfeitam alguns ambientes e propiciam um visual cheio de charme e elegância.

15/01/2014

A majestade da palmeira imperial

 

Quem frequenta os empreendimentos da Momentum se encanta com a exuberância das palmeiras imperiais que enfeitam alguns ambientes e propiciam um visual cheio de charme e elegância. A palmeira imperial (Roystonea oleracea), também chamada de palmeira-máter e palmeira-real, é a mais conhecida entre as espécies exóticas.

Originária das Antilhas, foi implantada pelos franceses no jardim botânico La Gabrielle, na Guiana Francesa, e depois transferida para o Jardin de Pamplemousse, nas Ilhas Maurício. No Brasil foi cultivada pela primeira vez pelo Príncipe Regente Dom João VI, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Deste exemplar, plantado em 1809, descendem todas as palmeiras imperiais, daí sua denominação de Palma mater.

Marca registrada no paisagismo brasileiro, a palmeira está entre as árvores de maior destaque na arquitetura histórica do País. À frente de grandes casas de fazenda, solares, edifícios públicos e praças, tornou-se figura simbólica do imperialismo e imponência.

Com porte de mais de 30 metros de altura, pode ser disposta isoladamente, mas proporciona maior harmonia escultural se plantada em grupos ou fileiras.

Para quem quer decorar a entrada da sua casa, esta é uma ótima dica, pois além da grandiosidade, a formação paisagista reflete um ambiente tropical e aristocrata.

Os cuidados são fáceis e práticos.  O caule não atrapalha as paisagens e as raízes em geral não invadem os espaços laterais. O solo deve ser fértil e regado quando estiver muito seco.

Gostou da dica? Compartilhe!

Comentar

leia mais:

Dia do Rio Paranapanema
Dia do Rio Paranapanema

Dia do Rio Paranapanema

Responsável pelas águas que banham a Represa Jurumirim, a maior e mais bonita do estado de São Paulo, é cenário perfeito para a prática de esportes e lazer nos empreendimentos da série Terras de Santa Cristina e Riviera de Santa Cristina.

27 de Agosto de 2013

Como cuidar do jardim em época de geadas
Como cuidar do jardim em época de geadas

Como cuidar do jardim em época de geadas

Com a chegada do inverno, as noites frias e as geadas típicas da estação são a preocupação para quem vive no campo. Além das lavouras, o jardim ao ar livre também merece atenção para que não pereça.

29 de Julho de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto