Mães-profissionais que se permitem viver

Conciliar a carreira com os cuidados com a casa e a família tem sido uma das missões mais desafiadoras para boa parte das mães. Porém, essa trajetória pode ser bem prazerosa! Confira nossas dicas.

07/05/2014

Mães-profissionais que se permitem viver

Conciliar a carreira com os cuidados com a casa e a família tem sido uma das missões mais desafiadoras para boa parte das mães.

Elas se desdobram para dar conta das inúmeras tarefas e responsabilidades demandadas em sua rotina de trabalho, e no final do expediente, organizam a casa, vão ao supermercado, cuidam do jantar, do marido, algumas estudam e, como se essas atividades já não fossem importantes, tem mais uma, extremamente especial, que passa a ser fundamental e igualmente gratificante na vida daquelas que têm a chance de vivenciar a maternidade: cuidar dos filhos e dar a atenção e carinho que eles necessitam.

Possivelmente boa parte das funções de casa pode ser resolvida com a ajuda de alguém, mas a função “mãe” exige dedicação intensa, desperta a vontade de participar integralmente de corpo presente e ainda acarreta no acúmulo de outras funções que vêm no pacote. Essas mulheres são profissionais, esposas, administradoras do lar, cozinheiras, motoristas, psicólogas, educadoras, médicas, amigas, conselheiras; tudo em uma só.

Viver bem e curtir a vida com a família tendo dupla e até tripla jornada pode parecer missão para uma super-mulher, e um tanto complicado. De um lado se tem o sonho da independência financeira e da realização profissional, de outro se tem os olhinhos “pidões” de uma criança que quer sua presença por mais tempo para brincar, conversar e ter carinho.

Se você se encaixa neste perfil, já deve ter sentido que percorre dois caminhos que parecem opostos e carrega uma certa culpa pela falta de tempo para se dedicar aos pequenos. Mas saiba, no mundo moderno esses caminhos não são inversos. Eles podem andar na mesma direção tranquilamente se você souber administrar seu tempo. E a trajetória pode ser bem prazerosa!

No dia a dia

- Esqueça os velhos padrões. Você é uma mulher moderna, que preza por ser mãe, mas também por sua carreira. Saiba delegar o que for possível, tanto no trabalho quanto em casa; distribua as tarefas domésticas de modo que elas não te sobrecarreguem. Peça ajuda inclusive ao maridão, afinal de contas a vida do casal é feita de decisões e ações compartilhadas.

- Arrume uma pessoa de sua confiança ou um lugar seguro para cuidar do seu filho e fique mais tranquila enquanto estiver fora.

- Organize suas tarefas profissionais de modo que não tenha que levá-las para casa e tenha mais qualidade de vida.

- Foque na qualidade em vez de quantidade. De nada adianta estar por um longo período em um lugar com a cabeça em outro, cheia de preocupações. Dedique um tempo só para o seu filho: brinque, dance, assista a um filme, leia um livro, desenhe, entre no seu mundo de fantasia, nem que seja por um momento. Abra o diálogo para que ele conte como foi seu dia. Façam passeios ou curtam umas boas horas de descanso em casa nos finais de semana. Vivenciem atividades prazerosas sem horários rígidos, quando for possível, como forma de compensar a disciplina que vocês seguem normalmente. Dessa forma ficará claro para ele que o fato de você trabalhar fora não faz com que ele tenha menos carinho e atenção.

P

- Filho mestre-cuca. Convide-o para ajudá-la na cozinha com algo que esteja de acordo com a sua idade e não lhe ofereça perigo. Pode ser inclusive lavar uma salada. Ele vai adorar participar.

- Leve-o às compras. As crianças adoram supermercados e vão gostar mais ainda de terem a missão de encher o carrinho com itens que você poderá definir, como uma caixa de leite, uma lata de achocolatado, um pacote de sabão, enfim, coisas simples.

- Livre-se da culpa e da obrigação da compensação. Seu filho é importante para você, e trabalhar é importante para a sua vida e para a dele também. Você seria realizada sem uma dessas duas coisas? Provavelmente não. Portanto, não há culpa e não se deve transmitir isso à criança. Sua independência te torna mais capaz e valorizada e é isso que seu filho deve absorver. Não queira compensar sua ausência fazendo todas as vontades dele. Embora alivie sua consciência, isso não é positivo para o desenvolvimento do pequeno e ainda pode ajudá-lo a ver seu trabalho como algo negativo.

Valorize sua rotina. Mostrando ao seu filho a importância do seu trabalho e dedicando-lhe um tempo com qualidade, ele irá desenvolver melhor a independência, o senso de responsabilidade e irá ter orgulho e admiração pela super-mãe e mulher batalhadora que você é.

Aproveitando que o Dia das Mães está aí, que tal mãe e filho ganharem presentes nessa data? Curtam juntos o dia e permita-se ser criança outra vez.
Façam um passeio no parque para andar de bicicleta ou um piquenique, vão ao clube, brinquem, planejem uma viagem juntos.

E por falar em viagem, que tal comemorar esse dia em um dos empreendimentos da Momentum? Lá vocês poderão desfrutar de tudo isso, e muito mais, cercados pela natureza, o que irá proporcionar mais qualidade para esse momento de lazer. E o melhor é que você pode convidar sua mãe, afinal, o dia é dela também e merece ser comemorado em família.

LAIM6915

Quem for passar o fim de semana na Riviera de Santa Cristina XIII, poderá curtir o Dia das Mães participando do Som das Onze, que acontece no dia 11/05, no Clube Itacolomi.

Com ou sem evento, opções de lazer , e de descanso, é que não vão faltar para comemorar o seu dia.

Você é uma super-mãe ou conhece alguma? Compartilhe sua história com a gente.

 

Comentar

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Prepare sua casa para a Páscoa
Prepare sua casa para a Páscoa

Prepare sua casa para a Páscoa

Depois das festas de fim de ano, a Páscoa é o feriado que mais movimenta os lares e reúne famílias. Para este ano, que tal criar um ambiente propício, caprichar na decoração, na receita e convidar as pessoas mais próximas para um feriado delicioso?

10 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto