
A importância da doação de sangue no tratamento de doenças graves
Participe da campanha Momentum de Doar.
14 de Junho de 2025
Estoques de todo Brasil tiveram redução em torno de 10% desde a chegada da Covid-19 no país.
26/06/2021
Menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. E esse número diminuiu mais ainda durante a pandemia do coronavírus.
Segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma redução de cerca de 10% nos estoques dos bancos de sangue de todo o país desde o início de 2020. Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no Brasil e em 2020 esse número encolheu para 2.958.665.
Neste ano, a campanha Junho Vermelho, que é motivada nesse período pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6) e também pelas baixas temperaturas da época, quando os estoques são bastante afetados, teve o objetivo de aumentar o número de doações de sangue nos hemocentros do país, principalmente em um momento tão delicado em que o mundo precisa de mais solidariedade.
É totalmente seguro e necessário
Se você tem interesse e está apto a doar sangue, é importante saber: todas as medidas de segurança em relação à covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia. Para evitar aglomerações, é possível ainda realizar agendamentos pelo site da Fundação Pró-Sangue.
Se você já foi vacinado contra a Covid-19, deve estar atento ao tempo de espera necessário para doação. Quem tomou a CoronaVac, do Butantan, precisa esperar 48 horas. Já os que receberam a AstraZeneca, da Fiocruz, ou a Pfizer, podem fazer a doação depois de 7 dias.
Informe-se no hemocentro da sua cidade ou região e saiba como doar em segurança. Sua doação pode salvar até 4 vidas.
Ah, e se você doou sangue nos últimos 6 meses ou pretende se tornar um doador, conheça a campanha Momentum de Doar.
Participe da campanha Momentum de Doar.
14 de Junho de 2025
Aplicativo oferece mais praticidade no seu dia a dia.
24 de Fevereiro de 2025