Faça a sua parte no combate à dengue

Confira algumas dicas para manter o Aedes aegypti longe da sua residência ou casa de campo e saiba como evitar ser picado pelo mosquito da dengue.

14/04/2015

Faça a sua parte no combate à dengue

São Paulo está entre os três estados brasileiros com a maior incidência de casos de dengue, apresentando 585,5 casos/100 mil habitantes. Esse dado é preocupante, já que o Ministério da Saúde considera uma epidemia quando há mais de 300 registros da doença a cada 100 mil habitantes.

Restringindo aos municípios paulistas, Campinas - região próxima a alguns empreendimentos da Momentum - lidera o ranking com mais casos confirmados até o momento, com mais de 20 mil casos diagnosticados, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Por isso, é importante ficar de olho e redobrar os cuidados para manter o mosquito transmissor da doença longe de casa. E para quem tem casa de campo e não está sempre presente, como muitos dos nossos amigos nos empreendimentos, a atenção deve ser ainda maior.

Confira algumas dicas simples e eficientes para prevenir a dengue:

- Impeça o acúmulo de água onde quer que seja: pratos de vasos, calhas, pneus, parte de baixo dos filtros de água, canteiros de obras, entulhos e etc.
- Em casos de obras e entulhos, cubra-os com uma lona, mas fique atento para que a água não fique parada sobre a lona.
- Entregue seus pneus velhos aos serviços de limpeza urbana ou guarde-os em locais cobertos, que não sejam afetados pela chuva.
- Encha os pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins com areia até a borda ou lave-os semanalmente com escova e sabão.
- Vasos de plantas aquáticas devem ser esfregados, lavados com água e sabão e ter a água trocada – tudo pelo menos uma vez por semana.
- Recipientes utilizados para armazenar água também devem ter esse procedimento de lavagem, inclusive os que são destinados aos animais de estimação
- Mantenha as caixas d’água, poços, cisternas e barris de água tampados e bem fechados.
- Remova folhas e galhos das calhas e dos telhados.
- Mantenha a água de sua piscina tratada com cloro e realize a limpeza das bordas com uma esponja, no mínimo, uma vez por semana. Se estiver fora de uso, utilize uma capa de proteção.

Para evitar ser picado pelo mosquito:

- Utilize mosquiteiros, principalmente se tiver criança em casa, cobrindo a cama, carrinho de bebê e outras áreas de repouso, como as redes de descanso, por exemplo. Telas de proteção para portas e janelas também são indicadas.
- Vaporizadores elétricos devem ser colocados logo ao amanhecer e antes do pôr-do-sol, que são os horários em que os mosquitos mais gostam de atacar.
- Use repelentes, mas tome as medidas adequadas para o uso em crianças e idosos, que possuem a pele mais sensível e, portanto, requerem um produto especial, indicado para eles. Procure pelo produto que contenha icaridina no rótulo – substância mais eficiente para repelir mosquitos.
- Como o mosquito voa baixo e pica, principalmente, as áreas entre os pés e joelhos, reforce o repelente nesses locais e aplique-o mesmo se estiver usando calça comprida, já que o mosquito consegue atravessar o tecido.
- Passe o repelente sempre por último: após o filtro solar ou maquiagem, por exemplo. Para o rosto, opte pelo produto em gel.

Alerte seus vizinhos e compartilhe nossas dicas.

_______

Fonte da imagem: gazetainfo.com.br

Comentar

leia mais:

Prepare sua casa para a Páscoa
Prepare sua casa para a Páscoa

Prepare sua casa para a Páscoa

Depois das festas de fim de ano, a Páscoa é o feriado que mais movimenta os lares e reúne famílias. Para este ano, que tal criar um ambiente propício, caprichar na decoração, na receita e convidar as pessoas mais próximas para um feriado delicioso?

10 de Abril de 2017

Sofás coloridos
Sofás coloridos

Sofás coloridos

Tendência do momento, o sofá colorido traz versatilidade ao ambiente e impacta pela sua proposta arrojada. 

06 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto