Espreguice o corpo e viva bem

Espreguiçar é a melhor forma de espantar a preguiça e ativar os ânimos para as atividades diárias e o lazer.

18/11/2013

Espreguice o corpo e viva bem

 

Ao acordar pela manhã, o cérebro é despertado de seu sono profundo, e o ato de espreguiçar-se na cama reflete como se ativasse o corpo para as atividades do dia.

Isso acontece porque ficamos muito tempo em uma determinada posição – ao espreguiçar a musculatura, a circulação sanguínea também é ativada, fazendo com que o cérebro fique em alerta.

Com os movimentos matinais, o organismo libera por meio dos músculos  endorfinas, que são hormônios neurotransmissores  responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberado nesse processo, o que ajuda a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.

O alívio dos músculos alongados durante a espreguiçada espanta as câimbras – quando provocadas por tensões – e as dores de cabeça resultantes do estresse e da falta de atividades físicas. Espreguiçar envia ao cérebro a notícia de que o corpo pode relaxar, mandando a dor embora.

Não só a musculatura, mas as articulações também merecem atenção. Elas possuem o líquido sinovial, responsável pela lubrificação. Esticar-se é uma maneira de mantê-los em bons níveis e deixar as articulações em ordem.

Ao endireitar o corpo, você preserva a flexibilidade, evitando problemas de coluna e joelhos – uma ótima dica para os praticantes esporádicos de atividades físicas que tendem a ter o corpo estagnado. Entretanto, alongar o corpo deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite.

Além de todos esses benefícios, espreguiçar é a melhor forma de espantar a preguiça e ativar os ânimos para as atividades diárias e o lazer.

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto