Educação complementar: um grande reforço no ensino escolar

Durante o reforço escolar, é possível desenvolver atividades que interessem aos alunos pelo novo e que faça parte do seu dia-a-dia, dando assim um sentido ao que aprender.

28/12/2012

Educação complementar: um grande reforço no ensino escolar

educação complementar


Em grande parte das escolas brasileiras, é comum uma parcela de alunos com dificuldades de aprendizado.

Atualmente, como uma fonte de inspiração e de estímulo à educação complementar, as ONGs (Organizações Não Governamentais) assumiram esse papel junto à escola, funcionando como uma nova peça na construção de uma escola mais eficiente e aberta à sociedade e, consequentemente, melhorando a aprendizagem dos alunos.

Para reduzir as dificuldades de alunos que não conseguem acompanhar o ritmo da turma, o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando também o professor.

De acordo com a organização Comunidade Educativa, que em 15 anos já atendeu mais de 460 mil alunos em 130 cidades, para que a educação complementar tenha êxito, é preciso definir prioridades de ação. Planejamento, definição de metas, escolha de alternativas envolvendo os alunos e, principalmente, a união dos pais formulam atuações eficazes em conjunto.

Segundo a instituição, o reforço tem que fazer parte do plano pedagógico da escola pelos professores em um horário diferente do turno das aulas normais. Durante as atividades, é possível desenvolver atividades que interessem aos alunos pelo novo e que faça parte do seu dia-a-dia, dando assim um sentido ao que aprender.

Assim como a Comunidade Educativa e outras tantas que atuam diariamente no Brasil, as ONGs são importantes já que lançam outro olhar sobre a escola e provocam a sua renovação, criam espaços de debate e mobilizam a sociedade pela melhoria do ensino e encorajam a troca de experiências em projetos que vinculam a escola ao mundo externo.

---

Foto: Shutterstock

leia mais:

15/9 - Aniversário da Estância Turística de Avaré
15/9 - Aniversário da Estância Turística de Avaré

15/9 - Aniversário da Estância Turística de Avaré

Avaré é hoje conhecida como “Terra do Verde, da Água e do Sol”, por seus atrativos naturais como a Represa Jurumirim e o Horto Florestal – roteiro turístico obrigatório para quem estiver passando na cidade.

13 de Setembro de 2013

Bandeira do Brasil retratada na agricultura
Bandeira do Brasil retratada na agricultura

Bandeira do Brasil retratada na agricultura

A um ano da Copa do Mundo, o Brasil, País-sede desse grande evento esportivo, vem se preparando com dedicação para receber turistas e apaixonados pelo futebol. E a nossa região não fica de fora.

25 de Junho de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto