Doação de sangue frequente ajuda a manter estoques de hemocentros

Doar com frequência é necessário para que não haja quedas expressivas nos bancos de sangue.

20/02/2020

Doação de sangue frequente ajuda a manter estoques de hemocentros

A doação de sangue é um ato de solidariedade com o poder de salvar vidas. Sim, isso a maioria das pessoas já sabe. Mas o que muitas ainda não têm consciência é que doar sangue com frequência também é muito importante.

As doações esporádicas ajudam a abastecer os bancos de sangue de maneira imediata, mas como o material tem validade curta (30 dias), a reposição é necessária pouco tempo depois, e é aí que está o maior problema dos hemocentros.

A escassez faz com que sejam necessárias campanhas e pedidos de socorro quase sempre com urgência.

"No Brasil, por uma questão de cultura, não existe o hábito da doação. O brasileiro é muito solidário, mas normalmente se mobiliza em momentos de necessidade, quando os estoques dos bancos de sangue estão abaixo do nível seguro. O ideal seria ter esse hábito, ter os doadores fidelizados, que são aqueles que fazem doações com frequência", falou Luciana Valéria, assistente social responsável pela captação de doadores do Hemocentro da Unesp de Botucatu/SP.

O Hemocentro da Unesp abastece 38 hospitais no interior de São Paulo, incluindo todos os municípios onde estão localizados os empreendimentos administrados pela Momentum. Por ano, o hemocentro precisa de aproximadamente 18 mil bolsas de sangue coletadas, mas em 2019, esse número foi de 15 mil. Um déficit de 3 mil bolsas.

Acidentes durante feriados exigem mais dos bancos de sangue

A época em que mais se precisa do sangue é justamente quando há o menor número de doações. De acordo com a Luciana, durante os feriados, quando os acidentes de trânsito são mais comuns, é necessário ter um estoque mais elevado nos bancos de sangue para atender possíveis vítimas. Mas para doar, é importante ficar atento também às condições de saúde, e isso inclui ter cuidados com os excessos nos dias de descanso.

"Muitas pessoas se interessam pela doação nesses períodos, mas por terem ingerido muita bebida alcoólica e comida gordurosa dias antes, o sangue acaba não sendo aproveitado, e há o desperdício de todo o material usado na coleta. Por isso, é importante se programar para doar com pelo menos uma semana de antecedência", explicou Luciana.

A Momentum também apoia a doação de sangue e incentiva esse importante gesto de solidariedade. Acesse www.momentumdedoar.com.br, conheça a campanha e participe.

leia mais:

Design biofílico na sua casa de campo
Design biofílico na sua casa de campo

Design biofílico na sua casa de campo

Conceito une elementos da natureza à arquitetura dos imóveis, com o objetivo de proporcionar mais bem-estar.

22 de Fevereiro de 2021

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto