Divertindo-se com brincadeiras lúdicas

Chegando o Dia das Crianças relembre as brincadeiras lúdicas e divirta-se com elas!

10/10/2013

Divertindo-se com brincadeiras lúdicas

 

Brincar é uma atividade fundamental no desenvolvimento da criança. Estimula a linguagem, o convívio em grupo, a melhora intelectual e motora, além de promover o convívio social entre os amiguinhos.

Com o avanço da tecnologia e dos jogos eletrônicos, nos empolgamos tanto com os divertidos aplicativos, como o Candy Crush e Angry Birds, que esquecemos o quão divertido e importante são os jogos lúdicos para crianças e adultos. Por meio deles, a criança tem a oportunidade de aguçar a sua curiosidade e dar asas à criatividade, desenvolvendo a autoconfiança e a autonomia para tomadas de decisão.

Junte as crianças para começar as brincadeiras:

ABC

Divertida brincadeira para conhecer o alfabeto e desenvolver a atenção. Posicionados em roda, os participantes vão jogando a bola um para outro e falando as letras do alfabeto. Aquele que deixá-la cair deverá falar uma palavra com a letra da rodada.

Elefante colorido

Com número indeterminado de crianças, uma delas fala “Elefante colorido” e os demais respondem: “Que cor?” Então, aquele que iniciou falando, escolherá uma cor e os demais deverão correr para tocar em algo da cor citada. A brincadeira envolve criatividade e muitas risadas por parte de todos.

Pega bandeira

Uma ótima atividade física para ser desenvolvida ao ar livre. Consiste na competição entre duas equipes, na qual cada uma tem sua quadra ou campo com uma bandeira no final deste. O objetivo é invadir o campo do outro grupo e capturar a bandeira sem ser pego.

Esconde-esconde

A equipe deve escolher quem será o “pegador”. A dica é que seja o adulto da brincadeira. Este conta até 100, enquanto as crianças correm para se esconder. Após contar, o “pegador” deve procurar os participantes. Quando achar alguém, deverá correr até a “base” e dizer o nome de quem encontrou e onde estava escondido. O primeiro a ser pego deverá encontrar os demais na próxima rodada (a rodada acaba quando todos os participantes forem pegos e/ou salvos). Se o “pegador” não conseguir “bater” ninguém, ele contará novamente na próxima rodada.
Essa é uma brincadeira muito bacana para curtir em qualquer espaço dos empreendimentos da Momentum, por ser um lugar de grande área verde com inúmeros locais para se esconder e se divertir.

Pular corda

Nesta brincadeira, três ou mais crianças podem participar. Duas devem segurar as extremidades da corda, girando-a. Uma ou mais crianças ficam no centro, pulando.

Cordas menores podem ser usadas para brincar individualmente. O importante é pular!

Telefone sem fio

Uma das brincadeiras que mais exigem a atenção de quem brinca. Todos devem sentar em fila ou em roda. Um inicia falando uma palavra ou frase ao ouvido da criança ao lado. Todos devem passar adiante a palavra que foi dita, sempre falando baixinho no ouvido do amigo ao lado, para que ninguém mais ouça. A brincadeira termina quando a palavra chega ao último participante, que deverá falar em voz alta o que ouviu.

Aproveite não só o Dia das Crianças, mas cada momento de lazer para divertir e ensinar às crianças os valores sociais com muita criatividade e diversão.

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto