Dicas sobre vinhos

Apreciar um bom vinho requer destreza, ousadia e exploração. Saber a diferença entre os vinhos, o momento certo para cada rótulo e experimentar as sensações provocadas pela bebida são exemplos de atividades que atraem os amantes degustadores.

26/08/2013

Dicas sobre vinhos

 

Apreciar um bom vinho requer destreza, ousadia e exploração. Saber a diferença entre os vinhos, o momento certo para cada rótulo e experimentar as sensações provocadas pela bebida são exemplos de atividades que atraem os amantes degustadores.

Os vinhos são divididos em quatro categorias:

tinto - a fermentação do mosto — suco da uva — ocorre em contato com as cascas, de onde vem a cor da bebida;

branco - o mosto é fermentado sem contato com as cascas. As uvas podem ser brancas ou tintas;

rosé - produzido a partir de uvas tintas, mas, nesse caso, o contato do mosto com as cascas acontece por curto espaço de tempo;

espumante - recebe a adição de uma mistura de cana-de-açúcar e leveduras chamada liqueur de tirage. A substância gera uma segunda fermentação, cujo resultado é o gás carbônico (que transforma a bebida em espumante).

Selecionamos algumas dicas de compra para os iniciantes da apreciação dos vinhos. Confira!

No restaurante: confie no sommelier, ele é o profissional preparado para lhe ajudar. Seja claro sobre o tipo de vinho que mais lhe agrada. Ele saberá indicar qual vinho combinará melhor com a sua refeição.

Nas lojas: prefira as casas especializadas ou importadoras. Os catálogos desses locais são uma ótima fonte de pesquisa sobre a origem e as características do produto. Alguns são tão bons e completos que valem como leitura.

Na internet: transforme a tecnologia em uma aliada. As lojas físicas geralmente têm sua versão on-line. Dentro do próprio site, você encontra resenhas descrevendo todos os vinhos, sua origem e especificações. Na dúvida, é só entrar em contato e pedir mais informações.

Indicação: os amigos são fonte de referências para dar boas dicas, seja na mesa do restaurante, no escritório e principalmente nas redes sociais — onde a propaganda boca a boca gera troca de experiências.

Agora que você já sabe como comprar  seu vinho, confira algumas sugestões para combinar com a sua escolha:

- Refeições salgadas combinam com vinhos secos, assim como o adocicado da comida combina com vinhos doces.

- Carnes brancas combinam com vinhos brancos, carnes vermelhas com vinhos tintos e carnes rosadas e salmonadas vão bem com vinhos rosés. Aassim como molhos brancos pedem vinho branco, molhos vermelhos combinam com vinho tinto e molhos rosés com vinho rosé.

- A regionalização caminha lado a lado: pizzas com vinho italiano, bacalhoada com vinho português, paella com vinho espanhol e ceviche com vinho chileno. A origem gastronômica combina com o próprio vinho regional.

- Comidas de sabores fortes e marcantes pedem vinhos de sabor intenso, como os amadeirados. O mesmo para os vinhos brancos e comidas leves.

Degustar um bom vinho é sentir emoções, compartilhar o momento de prazer inspirado pelo seu sabor e magia. E nada como a companhia da família e amigos, além de uma ótima refeição preparada para a ocasião.

Pensando nisso a Momentum oferece em seus empreendimentos o melhor da culinária para ser acompanhada do vinho à sua escolha. Uma ótima dica é participar da Noite da Pizza, oportunidade perfeita para colocar em prática o seu conhecimento em vinhos.

A próxima noite da pizza ocorrerá no dia 14/09 na Riviera de Santa Cristina XIII, 21/09 no Santa Bárbara  e dia 28/09 no Ninho Verde  II.

Confira a programação através das fan pages no Facebook do seu empreendimento: Riviera de Santa Cristina XIII, Santa Bárbara Resort Residence e Ninho Verde Eco Residence II.

Comentar

leia mais:

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Prepare sua casa para a Páscoa
Prepare sua casa para a Páscoa

Prepare sua casa para a Páscoa

Depois das festas de fim de ano, a Páscoa é o feriado que mais movimenta os lares e reúne famílias. Para este ano, que tal criar um ambiente propício, caprichar na decoração, na receita e convidar as pessoas mais próximas para um feriado delicioso?

10 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto