Dicas para montar a própria adega

As adegas devem refletir, antes de qualquer coisa, as preferências do apreciador, sem prejudicar as propriedades biológicas da bebida, pois desfrutar de uma boa garrafa de vinho implica também na forma como ele é armazenado.

15/08/2013

Dicas para montar a própria adega

 

Receber os amigos em casa e escolher o vinho especial para a ocasião pode ser uma prática muito prazerosa. Mas, quando se mantém o vinho por mais de algumas semanas, é preciso armazená-lo em boas condições. Isso requer um ambiente especial em uma pequena área ou suportes específicos.

As adegas devem refletir, antes de qualquer coisa, as preferências do apreciador, sem prejudicar as propriedades biológicas da bebida, pois desfrutar de uma boa garrafa de vinho implica também na forma como ele é armazenado.

O local, a temperatura e a posição são alguns elementos que devem ser levados em consideração. Anote as dicas!

Ambiente

Dê preferência a locais mais escuros, que sejam arejados, suficientemente úmidos e  longe do sol ou de calor – como fogão, churrasqueiras ou áreas ao ar livre. Lugares com excesso de luz podem estragar o vinho, mesmo com iluminação artificial, principalmente os brancos e espumantes.

Em espaços integrados com a sala de jantar, a adega deve ser formada por armários com portas de vidro de abrir, ao invés de correr, pois oferecem vedação suficiente.

É desaconselhável guardar as garrafas de vinho sobre ou muito próximo a eletrodomésticos que possuam ação vibratória, pois os constantes movimentos alteram e deterioram o vinho.

Temperatura

As baixas temperaturas na área de armazenamento são um fator muito importante para a conservação dos rótulos. Quando a intenção é montar o cantinho dos vinhos em um espaço na sala de estar, por exemplo, suscetível a variações de temperatura, o indicado é usar um sistema de climatização.

O ideal é manter as garrafas de vinho na temperatura entre 15 e 18 graus para os tintos, entre 10 e 12 graus para os brancos e em cerca de oito graus para os espumantes. Devido à diferença dos tipos de vinho, a adega pode ser dividida por prateleiras.

As adegas climatizadas possuem a temperatura precisa, constante e regulável. Controlam a trepidação, a umidade, e mantêm uma ventilação para evitar mofo.

Posição

Armazene as garrafas de vinho em um ângulo de 13 graus, o que permite que a bebida fique em contato com a rolha – uma dica que ajuda na conservação e mantém a borra no fundo da garrafa.

As garrafas de vinho tinto devem ser colocadas na parte de cima das prateleiras e, abaixo, as de vinho branco, seguidas das espumantes. Quanto às prateleiras, as de madeira – como o cedro maciço e o pinho, resistentes à deterioração e aos insetos – são as mais comuns. As de vidro dão efeito moderno e sofisticado para o ambiente.

Mantenha os rótulos em evidência. Assim, fica mais rápido localizar o seu preferido na hora de beber.

Além de um cantinho para garrafas, um balcão no ambiente pode ser usado para preparação de degustações e ainda servir de local de bate-papo entre amigos e familiares. Agora, é só aproveitar a boa companhia e o seu vinho preferido!

Comentar
Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto