Dicas para economizar e reutilizar a água

Para viver melhor em tempos de crise, a palavra de ordem é economizar. Saiba como fazer o uso consciente da água e evite o desperdício.

07/11/2014

Dicas para economizar e reutilizar a água

economizar-água

A crise hídrica é uma realidade que há tempos afeta diversos lugares do mundo e, atualmente em São Paulo, apresenta-se como a maior de toda a história do estado.
Para ter uma ideia, o paulistano usa, por dia, 82 litros a mais de água do que a ONU recomenda, segundo infográfico do Estadão.

A falta de chuva e a baixa conscientização das pessoas para economizar água tornam enorme o risco de haver um colapso e a adoção de racionamento.

Há diversas formas de colaborar impedindo que esse problema se agrave ainda mais. Como? Evitando o desperdício e reutilizando a água, sempre que possível. Confira algumas dicas:

- Durante o banho, feche o registro na hora de se ensaboar e lavar a cabeça. Agora que tem feito calor, essa tarefa fica ainda mais fácil, né? A água do banho pode ser armazenada em um balde e reutilizada para lavar a calçada ou o carro, por exemplo.
Quem tem aquecedor a gás também pode fazer essa reutilização, já que toda a água fria do chuveiro que corre antes de esquentar vai embora pelo ralo.

- Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e abra somente quando for necessário. O mesmo serve para a hora de se barbear. Afinal, a torneira não é uma cachoeira para ficar admirando a queda d’água!

- Deixe as louças de molho enquanto ensaboa e lave tudo de uma vez; além de facilitar a remoção de resíduos, o ato colabora, e muito, para a economia. Lavar a louça com a torneira um pouco aberta por 15 minutos, gera um gasto de 117 litros de água. Manter a torneira desligada durante esse processo faz o consumo cair para 20 litros.

- Tem piscina em casa? Coloque uma capa sobre ela quando não estiver em uso e reduza em 90% a perda de água. Saiba que uma piscina, de porte médio, quando exposta ao sol e ao vento perde cerca de 3.785 litros de água/mês por evaporação.

- Prefira a lavagem a seco para o seu carro. O método não elimina totalmente o uso de água, mas utiliza um volume bem menor do que o tradicional, sendo no máximo 4 litros, enquanto que o tradicional gasta até 500 litros, dependendo do tamanho do veículo.

- Faça as pazes com a vassoura. Esse utensílio é suficiente para eliminar as folhas da calçada, dispensando a mangueira. Se for necessário lavá-la, fique de olho nas duas próximas dicas.

- Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar o quintal e a calçada.

- A água da chuva pode ser armazenada em baldes ou em calhas - que devem passar por manutenção constante - e reutilizada para regar as plantas, o jardim e também para lavar a calçada e o carro. Uma dica é molhar as plantinhas logo pela manhã ou no final do dia, já que absorvem mais água em horários quentes.

- Saber ler o hidrômetro é importante para ter ciência do quanto se gasta por dia e detectar problemas como vazamentos, que são um dos grandes vilões para o desperdício de água.
Para identificar se há vazamento na válvula ou caixa de descarga do vaso sanitário, por exemplo, há alguns truques: Jogue pó de café no vaso. Se o pó derreter é porque há sinal de vazamento. Caso o vaso tenha caixa acoplada, pingue umas gotinhas de corante natural dentro dela. Se o líquido colorido surgir no vaso sem o acionamento da descarga, é mais um sinal.
Quer saber outro jeito fácil de descobrir se há vazamento na sua casa? Confira esse vídeo.



Há diversos aplicativos e ferramentas online que ajudam a economizar água, como o app Nossa Água, que traz orientações e dicas para o consumo consciente, disponibiliza uma calculadora de banho e games sobre vazamentos. A Sabesp criou a Calculadora dos Sonhos, que permite controlar o consumo e prever o possível desconto na sua conta de água. Para quem prefere a web, pode conferir dicas muito bacanas e vídeos colaborativos na plataforma aguapedeagua.org.br.

Você é de São Paulo e quer saber se tem água na Cantareira em um dia pontual? Acompanhe o site temaguanacantareira.com. Nele, em “Leia mais sobre a crise”, você confere um boletim diário sobre a escassez em SP.

Agora que você está expert no assunto, colabore colocando tudo em prática e oriente seus amigos e familiares!

 

Comentar

leia mais:

Kitesurfe
Kitesurfe

Kitesurfe

Considerado um dos destaques do momento, o kitesurfe é uma adaptação do surfe com o wakeboard e com o velejo.

17 de Janeiro de 2014

O Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água

A água também é fundamental para o lazer nos empreendimentos da Momentum.

22 de Março de 2013

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto