8 dicas para a criança dormir bem

Ter um bom sono é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Confira 8 dicas para que elas tenham uma boa e longa noite de sono.

06/06/2014

8 dicas para a criança dormir bem

Ter um bom sono é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Não ter horário certo para dormir pode acarretar em diversos problemas, como: hiperatividade, ansiedade, irritabilidade, problemas de aprendizado – esse com mais frequência – entre outros.

Estudos indicam que há grande associação entre o sono de má qualidade, obesidade e baixa estatura. É na hora do sono que o hormônio do crescimento é produzido; daí a sua maior importância nesta fase até o início da adolescência. À noite é também quando ocorre a liberação de substâncias que regulam o apetite e de proteínas responsáveis pelo sistema imunológico.

O sono alterna entre dois estágios: o estágio REM (Rapid Eye Moviments ou movimento rápido dos olhos) e o estágio NREM (No Rapid Eye Moviments). É no sono REM, período em que os sonhos acontecem, que processamos e armazenamos tudo o que aprendemos ao longo do dia. Assim, se a criança não dormir o necessário, não conseguirá transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido.

 

Tempo de sono ideal (média):


  • Recém-nascidos chegam a dormir 16 horas por dia.

  • Com 2 anos de idade dormem cerca de 12 horas.

  • Com 5 anos, 10 horas de sono.

  • De 7 a 10 anos, 9 horas de sono.

  • Acima de 10 anos, 8 horas já são suficientes.


Os pais, no entanto, por vezes encontram grandes dificuldades de fazer os pequenos irem para a cama no horário certo e dormirem o suficiente. Para muitas crianças, ir dormir é uma grande batalha, pois significa que o dia acabou e a hora de brincar também. Para os bebês, é sinônimo de distanciamento da mãe e lhes gera insegurança.

Confira algumas dicas para que as crianças tenham uma boa e longa noite de sono.

1ª - Não exagere na alimentação 

Exagerar na alimentação da criança antes de dormir pode dificultar a boa digestão e influenciar a qualidade do sono. Evite açúcar e cafeína, presentes em refrigerantes e chás, que são estimulantes. O leite de vaca também deve ser evitado, pois aumenta a secreção e em alguns casos pode causar distúrbios no sono.

2º - Determine os espaços

A primeira coisa a se fazer é determinar os espaços. Especialistas recomendam expressamente que a criança tenha o seu próprio local para dormir, evitando que durmam na cama dos pais para que não ocorram acidentes e estabelecer os limites de privacidade do casal.

3ª - Adeque o ambiente

Diminua a intensidade da luz; um abajur é uma boa opção. Objetos lúdicos e até uma música calminha em volume baixo, pode ajudar. Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados como televisão e computador para não distraí-las. A televisão está liberada antes da hora de ir para a cama.

4ª - Crie hábitos e rotina

Para melhorar a assimilação da criança, é indicado que haja uma rotina, como horários para brincar, se alimentar e dormir. É importante que ela faça uma associação como “Agora é hora de brincar, depois vou tomar banho, jantar e ir para a cama”. Para os bebês, manter uma rotina também é importante e lhes dá segurança, pois assimilam a repetição de tudo o que acontecerá depois do sono e isso diminui o medo de se separar da mãe.
É importante que durmam e acordem sempre no mesmo horário.

5ª - Crie independência

Fazer a criança dormir no colo ou acompanhada não é um hábito saudável. Além desse comportamento proporcionar um sono mais fragmentado, o fato de dormir acompanhada pode criar a exigência de ter alguém presente toda vez que ela acordar durante a noite. É indicado se despedir e sair do quarto enquanto ela estiver sonolenta. E como fazer isso? Ensine-a pegar no sono espontaneamente desde bebê. Bichos de pelúcia, fraldas de pano ou algo tátil que desperte o interesse sensorial são boas opções de companhia e podem distrair os pequenos e ajudá-los a pegarem no sono sem perceber, e também  durante a ausência dos pais, caso acordem.

6ª - Soneca da tarde

Isso pode ajudar a criança a assimilar melhor o aprendizado, mas não pode ser muito tarde para não atrapalhar o sono da noite.

7ª - Praticar esporte

Pular, nadar, correr, brincar de bola, além de fazer bem para o corpo, é ótimo para o sono da criançada, pois o estimula mais rapidamente devido ao gasto de energia. Como o corpo necessita de descanso para repor esses nutrientes, ter um bom sono é fundamental para ativá-los.

8ª - Evite brincadeiras agitadas

Atividades físicas fazem bem, mas não perto da hora de dormir. Ao contrário do que muitos pensam, deixar as crianças agitadas não é a melhor forma de fazê-las dormir. Elas costumam ficar inquietas e com dificuldades para relaxar. Por vezes, pode até ser que elas durmam logo, mas não descansam.

 

Comentar

leia mais:

Dicas de bem-estar para o seu dia a dia
Dicas de bem-estar para o seu dia a dia

Dicas de bem-estar para o seu dia a dia

Preparamos algumas dicas para que você, ao final do dia, esteja de bem com a vida mesmo após enfrentar a correria diária. 

22 de Março de 2017

Viva a liberdade e os benefícios de pedalar
Viva a liberdade e os benefícios de pedalar

Viva a liberdade e os benefícios de pedalar

O ciclismo é uma atividade aeróbica que queima calorias, tonifica os músculos das pernas e do abdômen e é indicado para pessoas de todas as idades. Também desenvolve a interação entre as pessoas e é uma ótima opção de passeio com a família.

19 de Agosto de 2015

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto