Dicas para cozinhar com os pequenos

Preparar guloseimas deliciosas com as crianças além de prazeroso é uma oportunidade para brincar e aprender numa mesma atividade.

20/03/2015

Dicas para cozinhar com os pequenos

Crianças na cozinha

Preparar guloseimas deliciosas com as crianças além de prazeroso é uma oportunidade para brincar e aprender numa mesma atividade. Você pode ensiná-las sobre responsabilidade, organização, higiene, matemática e trabalho em equipe.

Quando os pequenos ajudam no preparo e experimentam o que estão fazendo, passam a conhecer e gostar de todo o tipo de alimento. Por isso, além dos lanches e pratos doces, aposte também em refeições nutritivas.

Deixar as crianças lerem a receita em voz alta estimula a prática da leitura e a pronúncia das palavras. E elas ainda aprendem mais sobre matemática, já que precisam medir, pesar e dividir ingredientes.

 

Confira algumas dicas para começar a atividade culinária:

 

- Ensine-as a preparar pratos mais simples, como saladas, molhos fáceis, e determinadas sobremesas;

- No início, indique todos os passos. Depois de duas ou três vezes, deixe-as preparar o prato sozinhas, supervisionando e tirando as dúvidas quando surgirem;

- Divida as tarefas: cada criança deve ficar responsável por uma parte do preparo. Adultos são responsáveis pela manipulação de facas, forno e fogão.

- Depois de tudo pronto, permita que elas arrumem a mesa e sirvam o que prepararam.

 

Com muita diversão, a cozinha também é um ótimo ambiente para que a meninada aprenda a valorizar os momentos em família.

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e conte para a gente como foi.

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto