Dicas de leitura para o Dia do Livro

Neste dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro; esta fonte do saber e principal instrumento para ampliar vocabulários e enriquecer conhecimentos. Confira alguns títulos, para leitores de diversas idades, que estão fazendo sucesso e inspire sua leitura!

29/10/2014

Dicas de leitura para o Dia do Livro

Neste dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro; esta fonte do saber e principal instrumento para ampliar vocabulários e enriquecer conhecimentos.

A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil pela Coroa Portuguesa em 1810, inaugurada à época com um rico acervo bibliográfico vindo da Real Biblioteca Portuguesa.

O hábito da leitura, milenar e universal, possui extrema influência e importância na vida de qualquer pessoa.  Para se ter uma ideia, a Academia Americana de Pediatria (AAP), pautada em estudos, passou a orientar as famílias que leiam para os seus filhos, principalmente para crianças com menos de três anos. Isso porque se concluiu que a exposição à leitura desde pequeno contribui para o desenvolvimento cerebral, ajuda a ter um melhor desenvolvimento escolar no futuro e estreita os laços familiares.

E já que ler faz bem para todas as idades, selecionamos alguns títulos que estão fazendo sucesso para estimular novas leituras:

Eu sou Malala - (não ficção): O livro conta a história real de Malala, uma garota que defendeu o direito à educação no Paquistão e quase pagou com a vida o preço por sua coragem. A trama não só fala do ativismo e da luta pela valorização da mulher em uma sociedade que privilegia homens, mas narra também a infância de Malala, o exílio da família pelo terrorismo, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e a realidade do Oriente Médio. É uma aula de cultura, tão diferente da nossa, e um ensinamento tocante sobre a determinação de uma jovem.
Autor: Malala Yousafzai e Christina Lamb

13536_gg


Diário de um banana – (ficção infantil): O livro conta, de maneira engraçada, as desventuras da vida escolar do pequeno Greg Heffley que sonha em ser popular enquanto cursa o ensino fundamental. Em um cenário onde os mais desprovidos de força dividem os corredores com os fortões e malvados, Greg enfrenta situações complicadas e procura resolvê-las de uma forma muito peculiar, mostrando que essa vida de criança não é tão fácil como os adultos pensam.
O livro, que a julgar pela capa parece ter sido feito exclusivamente para crianças, também tem sido bastante elogiado por adultos, pelas histórias divertidas e pelas reflexões feitas sobre o ambiente familiar apontado.
Autor: Jeff Kinney

Diario_de_um_banana1


Pais brilhantes, Professores fascinantes - (autoajuda): Um grande desafio contemporâneo é formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores. Em um cenário de individualismo, os pais escondem os sentimentos dos filhos, os filhos pouco dialogam com os pais e os professores, por vezes, se limitam “a rezar a cartilha”. Frente às dificuldades atuais para educar, Augusto Cury mostra que é necessário cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. O livro, que traz valiosas contribuições para a autoestima e desenvolvimento das pessoas, fala como pais e professores podem estimular crianças e adolescentes, aponta hábitos de pais brilhantes e professores fascinantes que fazem a diferença e mostra quais são os pecados capitais dos educadores.
Autor: Augusto Cury

Download-Pais-brilhantes-Professores-Fascinantes-Augusto-Cury-em-ePUB-mobi-e-PDF


A menina que roubava livros - (ficção): A história de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém simpática. Ao se dar conta que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, decide enviar Liesel e o irmão aos cuidados de um casal humilde alemão, que aceitou recebê-los por dinheiro. O menino morre no caminho e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. Este livro é o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos e o único vínculo com a sua família. E tem um detalhe: Liesel não sabia ler.
Autor: Markus Zusak

A-Menina-que-roubava-livros


A Culpa é das estrelas – (ficção): A história retrata o romance de dois adolescentes que se apaixonam em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Embora muitos vejam a realidade do casal como o fim do mundo - diga-se de passagem, injusto - e um motivo para ficar infeliz, os jovens procuram viver a vida com humor e buscam realizar um sonho. A trajetória inspiradora, corajosa, emocionante e irreverente de Hazel e Gus, mostra a alegria e o drama de amar e viver.

Autor: John Green

A-Culpa-É-das-Estrelas-John-Green


Ansiedade: Como enfrentar o mal do século – (autoajuda): A ansiedade foi considerada como o novo mal do século, afinal, quem é que nunca se sentiu ansioso em algum momento? Você sofre por antecipação? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Acorda cansado? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu "sim" a alguma dessas perguntas, é bem possível que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Neste livro, você entenderá o suficiente sobre o funcionamento da mente humana e será capaz de controlar suas emoções, desacelerar o pensamento e ter mais qualidade de vida.
Autor: Augusto Cury

ansiedade_livro_1


Quer mais dicas? O site do Catraca Livre tem diversas delas para baixar livros gratuitamente, sites com descontos e muito mais. Clique aqui.

 
Foto da capa cedida por: Carolina Casonato

leia mais:

Folhagens grandes para o paisagismo
Folhagens grandes para o paisagismo

Folhagens grandes para o paisagismo

Permita-se Viver traz dicas sobre espécies que podem ser usadas no jardim da sua casa de campo.

19 de Novembro de 2019

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII

Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.

27 de Abril de 2017

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto