Dicas animais pra você brincar ainda mais com seu cão!

Todo cão gosta de brincar. Os animais de estimação também precisam de um corpo saudável. Atividades como frisbee, salto, bola e caça ao tesouro vão ajudar bastante. Veja as nossas dicas e divirta-se!

31/12/2012

Dicas animais pra você brincar ainda mais com seu cão!

Onze entre dez cães gostam de brincar. E o melhor de tudo é que, quando os donos entram na dança, os dois saem ganhando, afinal, além de ajudar os animais a gastarem as energias e estabilizar seu lado emocional, brincadeiras como uma boa corrida ou caminhada ajudam a manter o corpo de ambos em forma e saudável.

De acordo com informações do portal da Revista Meu Pet, separamos algumas dicas para você aproveitar cada segundo ao lado do seu melhor amigo ou amiga. Dá só uma olhada:

Regra nº 1: escolha brincadeiras que agrade ambas as partes
Se você perceber que seu animal está perdendo o controle e ficando agressivo, pare por aí. Essa atividade pode não ser a mais adequada para ele.

Regra nº 2: brincadeira tem hora certa
Se você não estiver no clima ou não tiver tempo, não se irrite. Demonstre de maneira tranquila e firme que esse não é o melhor momento. Não existe complicação.

Regra nº 3: seja claro com a proposta
Seu pet pode até propor alguma atividade, mas você decide qual será o jogo. Se quiser brincar de atirar a bola para ele ir buscar, ensine-o. Caso você apenas empurre o objeto para que vá até ele para mordê-lo, esse é outro jogo.

Regra nº 4: sapato não é brinquedo
Não acostume seu cão a brincar com seus objetos pessoais ou itens da casa, mesmo que sejam velhos ou estejam inutilizáveis. Mais para frente ele pode não diferenciar o novo do usado, o útil do inútil, e isso pode lhe causar alguns problemas.

Regra nº 5: se o animal não está se divertindo, há algo errado
Seja qual for a atividade, ela deve ser divertida; o que não acontece caso um dos dois se irrite, não siga as regras ou não participa.

Regra nº 6: encerre a brincadeira antes de ficar cansado
Assim você e seu cão sempre terão energia para começar um novo jogo.

Agora que você já sabe as regras, o jogo pode começar. É só escolher uma das opções abaixo. Que tal?

Esconde-esconde:
Experimente se esconder para seu animal procurá-lo. Caso ele não saiba esperar, peça que alguém o segure até você encontrar o esconderijo ideal. Prefira lugares mais desafiadores, porém não inacessíveis. Certifique-se de deixar as portas abertas para ele não arranhá-las e tirar do caminho objetos que ofereçam algum tipo de risco. Divirtam-se!

Caça ao tesouro:
Se você precisa sair de casa essa é uma ótima solução. Espalhe os brinquedinhos favoritos do seu pet pela casa. Esconda-os atrás de portas ou embaixo de móveis com fácil acesso. Assim ele não fica triste e fica entretido até o seu retorno.

Bola:
Esse é o brinquedo que eles mais adoram. Escolha uma que seja segura, que não fure ou solte pedaços na boca dele. Arremesse e deixe que ele vá buscar correndo. Caso ele não volte ou não devolva a bola, tente com duas. Enquanto ele prende uma na boca, mostre a outra e convença-o a persegui-la. Quando soltar a primeira, pegue-a e faça tudo de novo.

Frisbee:
Comece girando o disco no chão para seu cão deter o movimento. Depois o atire. Opte por distâncias curtas no início e aumente gradativamente de acordo com a disposição do seu pet.

Para ensiná-lo a fazer piruetas, você pode atirar até oito discos em sequência. Assim ele terá de saltar repetidas vezes, apanhar e soltar os discos rapidamente e fazer de tudo para que eles não toquem o chão.

Salto:
Existem aros e barras profissionais para essa atividade, mas você também pode improvisar obstáculos com tubos de PVC ou cabos de vassoura, apoiando-os em outros objetos.

Você pode atirar uma bola para outro lado como um incentivo para ele pular. Fixe as barras de uma maneira que possam se soltar caso ele tropece. Assim ninguém se machuca e a diversão está garantida.

Curtiu? Então vamos brincar!

---

Foto: Shutterstock

Comentar
Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto