Decoração: tendências para sua casa de campo em 2021

Busca por ambientes mais práticos e aconchegantes conduzem nova onda de decoração de interiores.

16/11/2020

Decoração: tendências para sua casa de campo em 2021

Muita coisa mudou (e ainda está mudando) em 2020. A relação com a nossa casa foi uma delas. A pandemia despertou a busca por espaços cada vez mais confortáveis, práticos, e até nos ensinou a sermos mais sustentáveis. Mais do que nunca, vimos a necessidade de transformar espaços e hábitos, e isso traçou tendências quando o assunto é decoração.

O Blog Permita-se Viver conversou com a Daniela Barella, arquiteta credenciada do REALIZA − programa de incentivo à construção da Momentum −, que explicou um pouco sobre esse fenômeno pós-quarentena: “A nossa casa é o lugar onde nos sentimos seguros e onde podemos recarregar as nossas energias. No cenário atual, os elementos da natureza, materiais, cores e texturas que remetem à terra, água e ar se tornaram mais presentes. É possível perceber também a valorização da iluminação natural, materiais sustentáveis, funcionalidade e muita versatilidade nos espaços, criando diferentes usos para um mesmo ambiente”, afirmou.

Mas como falar sobre tendências sem falar das cores? Se a intenção é dar vida para algum ambiente da sua casa, especialistas da Pantone Color Institute alertaram sobre a nova paleta de cores Primavera/Verão 2021, que traz tons vibrantes inspirados na natureza e que remetem à flexibilidade e à renovação, conceitos que vão ao encontro da demanda atual.

E não é novidade para ninguém que as referências da natureza estão cada vez mais requisitadas. Já falamos aqui sobre as mudanças no perfil de buscas de casas e, sobre o assunto, o arquiteto Pedro Paulo Pacheco cita um ponto interessante: “As pessoas cansaram de olhar para a janela de seus apartamentos e se depararem com a monotonia, isso fez com que seus interesses mudassem. Agora a procura é por casas com mais espaço e contato com a natureza, onde temos a integração do espaço externo, e conseguimos acompanhar a mutação que o ambiente nos proporciona, por exemplo. Acredito que janelas grandes serão cada vez mais utilizadas nesse sentido”, alertou.

O Pedro também falou sobre uma tendência que vem ganhando espaço e destaque: a decoração afetiva. Ou seja, a decoração que conta com objetos que atrelam sentimentos e criam experiências diferentes e pessoais, tornando o ambiente único e personalizado:  “A casa de campo é um território completo para você ter uma linha sensorial de bens duráveis, bens mais antigos, épocas que remetem às questões afetivas das pessoas”, lembrou.

E você, mudou algum conceito da decoração da sua casa após o período de confinamento? Compartilha com a gente nos comentários!

leia mais:

Plantas da primavera no paisagismo
Plantas da primavera no paisagismo

Plantas da primavera no paisagismo

Algumas espécies que florescem na estação se adaptam bem ao clima do interior e embelezam as casas e os empreendimentos da Momentum como um todo.

22 de Setembro de 2020

Home office na sua casa de campo
Home office na sua casa de campo

Home office na sua casa de campo

Trabalho à distância tende a ser a nova realidade de diversos profissionais, e ter um espaço pensado para isso é essencial.

23 de Junho de 2020

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto