Decoração - Bancadas de cozinhas
Você está em: Home Momentum > Dicas de Decoração > Bancadas de cozinhas

DICAS DE DECORAÇÃO

Compartilhe:

Bancadas de cozinhas


Foi o tempo em que as cozinhas ficavam restritas à parte de serviço. Hoje, as pessoas se reúnem nesse espaço para beber, petiscar e conversar enquanto a refeição é preparada.

visualizador  visualizador  visualizador  

Por isso, é importante pensar em um projeto versátil, que valorize esses momentos de descontração.

Bancadas do tipo “ilha” com assentos, espaço amplo para circulação e fácil acesso à geladeira são bons exemplos para tornar as cozinhas mais convidativas.

Bancadas em cozinhas, podem ter diferentes funções e características:

- Existem as bancadas projetadas para acomodar cubas e o fogão.
Devem ter altura entre 89 e 94 cm e ser de material prático, de fácil limpeza. É interessante que tenham frontões altos para proteger as paredes à sua volta. Atenção para a profundidade: atrás do fogão, é necessário deixar 5 cm livres para ventilação, com isso a bancada deve ter entre 65 e 70 cm de profundidade total (variando de acordo com o modelo do fogão);

- As bancadas para refeições rápidas podem ter a altura de uma mesa (75 cm) para serem usadas com cadeiras. Podem também ter altura de bar e usadas com banquetas (100 a 110 cm). Neste caso, considere o espaço mínimo de 20cm de vão livre para as pernas entre o tampo e o assento. Existem banquetas de diversas alturas, por isso é importante checar a altura da sua bancada;

Importante: Caso haja armários acima das bancadas, sua base deve estar ao menos a 60 cm de distância. Além disso, devem ter, no máximo, 38 cm de profundidade, para evitar que as pessoas batam a cabeça.


- As bancadas em ilha, quando usadas apenas como apoio, têm altura entre 95 e 100 cm. Elas são um pouco mais altas do que as bancadas de lavagem e cocção para esconderem um pouco a “bagunça”. Importante deixar em volta da ilha, pelo menos 80 cm de circulação. Caso contrário, a circulação na cozinha fica apertada.

visualizador  visualizador  visualizador  

As medidas recomendadas acima são baseadas em médias, usadas como padrão para atender razoavelmente bem pessoas de qualquer estatura. Mas, dependendo de quem vai utilizar o espaço, essas medidas podem ser ajustadas.

por Bianca Duarte Narita, Arquiteta

Fonte das imagens:
Alkemie.blogspot.com
Contemporist 
Decordeprovence.blogspot.com 
Cococozy.com